STF concede prisão domiciliar a Fernando Collor por questões de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou a prisão domiciliar do ex-presidente Fernando Collor de Mello, devido a complicações de saúde. Laudos médicos revelaram diagnóstico de Parkinson e outras condições, como transtorno bipolar, justificando a decisão.

Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses por corrupção passiva, no caso de desvios na BR Distribuidora. Apesar dos recursos apresentados, o STF rejeitou todos, e Moraes determinou o cumprimento da pena.

A defesa apresentou mais de 130 exames comprovando a doença, vigente desde 2019, o que permitiu a substituição do regime fechado por prisão domiciliar, baseado em princípios de dignidade.

“A sua grave situação de saúde e a necessidade de tratamento específico admitem a concessão de prisão domiciliar humanitária”, escreveu Moraes.

O regime domiciliar inclui monitoramento por tornozeleira eletrônica e restrições como a limitação de visitas apenas a advogados e suspensão dos passaportes.

A defesa de Collor tentou a prescrição da pena, mas o pedido foi negado porque o STF já havia resolvido essa questão em julgamentos anteriores.

Collor, antes detido em cela especial em Alagoas, cumprirá agora a pena em casa sob as condições determinadas.

Comente suas opiniões sobre decisões judiciais em casos de saúde. Queremos saber seu ponto de vista!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem cai nos trilhos do metrô de Barcelona e é salvo por policial

Policial de folga salva jovem que caiu nos trilhos do metrô de Barcelona Uma policial de folga resgatou um jovem que caiu nos trilhos...

Polícia Militar resgata duas vítimas de sequestro em área de mata de Porto Seguro

Porto Seguro: duas pessoas foram libertadas por policiais militares após ficarem mantidas em cativeiro em...

TJ-BA institui comitê para implementar política antimanicomial no sistema de justiça

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do Decreto Judiciário nº 1062, publicado na edição de quinta-feira (11), criou o Comitê...