Sintaj se manifesta após ação da OAB: “atender demandas urgentes”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) foi notificado sobre a Ação Civil Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), que solicitou uma liminar para garantir a presença mínima de 60% dos servidores nas unidades judiciárias durante a greve da categoria.

A OAB-BA também requisitou que o Estado fornecesse pessoal suficiente para normalizar os serviços e propôs multas em caso de descumprimento. Além disso, propôs uma indenização de R$ 1 milhão para compensar alegados prejuízos a advogados e jurisdicionados, destinado a um fundo para advogados dativos.

A magistrada inicialmente se considerou incompetente para o julgamento, mas o Desembargador Federal Gustavo Soares Amorim concedeu a liminar, que garante atendimentos presenciais e virtuais, além da análise de questões urgentes e a presença de pelo menos 60% do efetivo.

Antes da divulgação da decisão, o SINTAJ teve um diálogo com a OAB-BA em busca de apoio à pauta da categoria, e ficou surpreso com a publicação da ação no site da OAB-BA.

Em sua nota, o sindicato enfatizou que a greve é legítima e necessária, diante da “inércia dos poderes” que causou perdas salariais de 62% devido à inflação, e lamentou as situações extremas enfrentadas pelos servidores, como endividamento e até suicídios.

Apesar da paralisação, o SINTAJ orientou os servidores a registrarem o ponto e permanecerem nas unidades judiciárias em prontidão para atender demandas urgentes, afirmando que, em vez dos 60% solicitados, estariam 100% disponíveis para serviços essenciais.

O SINTAJ está tomando as providências cabíveis em relação à ação civil pública e reafirmou sua disposição ao diálogo, mas continuará defendendo os direitos da categoria.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro grosseiro: multa para moto mostra foto de Jeep e aplica infração a 800 km de distância

Teixeira de Freitas – Júlio César, morador de Teixeira de Freitas, recebeu uma multa de trânsito com falha grave de identificação emitida pela...

STF nega reclamação do município de Salvador e mantém decisão que garante aposentadoria integral a servidora

Decisão do STF mantém o direito de uma servidora de Salvador à aposentadoria com proventos integrais, negando seguimento a reclamação do município sobre...

Cinco mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos de roubos de canetas emagrecedoras, em Salvador

Cinco mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, por equipes das Polícias Civil, Militar e...