Alunos da PUC denunciados por racismo contra cotistas negros da USP são suspensos por 30 dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um episódio de racismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) trouxe consequências severas. Estudantes do curso de Direito foram suspensos por 30 dias devido a ofensas direcionadas a alunos cotistas da Universidade de São Paulo (USP) durante um evento esportivo realizado em Americana, interior de São Paulo. A situação, que ocorreu no ano passado, foi denunciada publicamente após vídeos que viralizaram nas redes sociais.

O processo de punição foi conduzido pelo Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (NMJR) da PUC-SP, que determinou, além da suspensão, que os alunos participem por um ano de cursos sobre igualdade racial, justiça social e direitos humanos. A instituição também anunciou a criação de um Código de Conduta específico para eventos estudantis e esportivos, com o objetivo de evitar que incidentes semelhantes se repitam.

A gravidade das ofensas levou o caso ao Ministério Público, que iniciou uma investigação. O documento de denúncia ressaltou que as atitudes discriminatórias vão além da rivalidade esportiva, associando a condição socioeconômica e racial dos alunos cotistas a uma suposta inferioridade, configurando uma violação aos direitos fundamentais e aos valores de dignidade humana.

Em uma nota de repúdio conjunta, as Faculdades de Direito da USP e da PUC-SP qualificaram tais manifestações como “absolutamente inadmissíveis”, comprometendo-se a apurar o caso com rigor e garantir a responsabilidade dos envolvidos de maneira justa e exemplar.

Neste domingo, a PUC-SP divulgou uma nova nota lamentando o ocorrido, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e racial. A universidade tem incentivado programas de bolsas e a implementação de letramento racial na formação de seus docentes, buscando promover um ambiente educativo mais justo e igualitário.

Essa situação nos leva a uma reflexão importante sobre a necessidade de combater o racismo em instituições educacionais. O que você acha que pode ser feito para promover um ambiente mais inclusivo em nossas universidades? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Menina autista terá novo lar após 1 ano morando em hospital no Entorno

Isabela*, 16 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e esquizofrenia, está prestes a deixar o Hospital Municipal do Jardim Ingá, em...

Integrantes de banda de rock morrem após terremoto na Venezuela

Um terremoto devastou a Venezuela, deixando ao menos 920 mortos, centenas de feridos e um grande contingente de desaparecidos. Entre as vítimas estão...

O que ver na Festa da Luz em BH neste fim de semana

A Festa da Luz 2026 transforma o centro de Belo Horizonte neste fim de semana, com 12 instalações artísticas, projeções mapeadas e shows...