Um terremoto devastou a Venezuela, deixando ao menos 920 mortos, centenas de feridos e um grande contingente de desaparecidos. Entre as vítimas estão quatro músicos de Caracas e dois brasileiros, conforme balanços oficiais e dados internacionais.

A banda de nu metal Van Der Dijs, de Caracas, perdeu quatro integrantes: Manuel Van Der Dijs (vocal), Gabriel Gomes (guitarra), Xander Hernández (baixo) e Abraham Foucault (bateria). Eles ensaiavam no edifício Costanar II, no setor Tamaguarena, em La Guaira, quando o prédio desabou, levando todos eles. A comoção tomou conta dos fãs e do cenário musical local.
Em nota publicada pela banda Arkaicos, colegas de música, houve o lamento pela perda de “quatro vozes, quatro talentos e quatro vidas” que deixariam uma marca importante no mundo da música, tanto dentro quanto fora dos palcos.
Entre as vítimas brasileiras, confirmadas estão Romildo Batista de Lima, de 69 anos, pastor de Uberlândia (Triângulo Mineiro), e Vanessa Zacarias da Silva, de 44, moradora do Distrito Federal. Além das mortes, o governo venezuelano informou quase 3 mil feridos, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 50 mil pessoas estejam desaparecidas desde o tremor.
As autoridades seguem mobilizadas nos trabalhos de resgate e na assistência às regiões mais atingidas. O balanço foi divulgado pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, em meio a uma realidade de destruição generalizada em várias cidades venezuelanas.
O episódio reacende a urgência de ações humanitárias e de apoio internacional, além de impactar profundamente a memória cultural do país, com músicos locais lamentando as perdas e refletindo sobre a importância de redes de apoio aos sobreviventes.
E você, quais medidas de ajuda e de apoio à população venezuelana considera mais eficaz neste momento? Compartilhe seus pensamentos nos comentários e ajude a ampliar a discussão sobre essa tragédia humanitária e seu desdobramento cultural.
