MPF instaura inquérito civil para apurar participação do povo Tupinambá em consulta sobre ponte Salvador-Itaparica

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do 17º Ofício da Procuradoria da República na Bahia, lançou um inquérito civil público para investigar a participação do povo Tupinambá da Ilha de Itaparica no processo de consulta livre, prévia e informada referente à construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica. A iniciativa, assinada pelo procurador da República Marcos André Carneiro Silva em 30 de junho de 2025, busca assegurar que os direitos e vozes dessa comunidade sejam respeitados.

Essa ação é um desdobramento de uma Notícia de Fato já em apuração, que investiga possíveis irregularidades no licenciamento do empreendimento. O objetivo é garantir transparência e justiça em um projeto que pode impactar diretamente a vida dos Tupinambá.

É fundamental que todos acompanhem e apoiem essa luta pela valorização das comunidades indígenas e seus direitos. O que você pensa sobre a importância da consulta a esses povos em projetos que afetam suas terras?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Motorista atropela casal pessoas foge após colidir com carro estacionado em Cansanção

A Polícia Civil está à procura do motorista de um carro modelo HB20 que se envolveu em...

Aliados se manifestam sobre 100 dias da prisão domiciliar de Bolsonaro

Nesta quarta-feira (12/11), o ex-presidente Jair Bolsonaro completa 100 dias de prisão domiciliar. Desde agosto, ele está sob essa medida, determinada pelo ministro...

Com nome de Margareth Costa, TST define lista tríplice feminina para vaga de ministra

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu nesta terça-feira (11) a lista tríplice para a vaga deixada pela aposentadoria do ministro...