MP-BA denuncia três pessoas por abandono de idosa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) trouxe à tona a triste realidade de uma idosa de 79 anos, vítima de abandono por parte de seus próprios familiares. Denunciados por abandono de incapaz, três sobrinhos são acusados de expor a saúde física e psíquica da idosa a um perigo iminente, resultando em lesões corporais graves. Essa ação segue tramitando na 12ª Vara Criminal de Salvador.

A promotora de Justiça, Ana Rita Nascimento, revelou que a idosa, viúva e sem filhos, foi deixada em condições indignas e degradantes. Apesar de serem os únicos parentes próximos e de conhecerem o estado de saúde dela — que é portadora de esquizofrenia — os sobrinhos a abandonaram em uma situação de extrema vulnerabilidade, descumprindo suas obrigações legais e morais de cuidado e vigilância.

Ana Rita Nascimento enfatiza a gravidade da omissão: “Eles se omitiram dolosamente em prestar-lhe os cuidados indispensáveis”. Essa falta de assistência levou a mulher a sofrer um acidente em 2024, ao tentar trocar uma lâmpada em sua casa. A queda deixou-a no chão por cerca de 24 horas, sem ajuda, até ser resgatada por um psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Além do abandono, a promotora destacou que a negligência se estendeu por anos, mesmo diante de alertas e intervenções do MP e da rede de proteção social. O cenário tornou-se ainda mais alarmante com a acumulação de mais de 70 gatos no apartamento da idosa, gerando um ambiente insalubre e aumentando o risco de zoonoses. Essa situação expôs a mulher a perigos sérios para sua saúde física e mental, conforme avaliado pelos órgãos competentes.

O caso é um chamado à reflexão sobre a responsabilidade familiar e a necessidade de proteção dos vulneráveis. Que tal compartilhar suas opiniões ou experiências sobre situações semelhantes? O diálogo é um passo importante para a mudança.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF mantém prisões preventivas de ex-vereador e mais dois por grilagem de terras e fraudes cartorárias em Feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve as prisões preventivas de três investigados na operação Sinete, que apura crimes de organização criminosa, corrupção, falsificação...

Corpo de mulher que morreu após aula de natação é enterrado em SP

Polícia investiga possível envenenamento do ar após aula de natação em academia de SP; vítima morre e dois ficam gravemente feridos Um fato grave...

No Juspod, especialista alerta sobre sobrevivência da fiscalização municipal na nova era tributária

Com a reforma tributária e a mudança na forma de fiscalizar impostos, as prefeituras brasileiras precisam se modernizar. O consultor Artur Mattos, da...