Cartório de Salvador acumula quase 8 mil processos paralisados e é alvo de cobrança do CNJ e do TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O 1º Cartório Integrado Cível de Salvador encontra-se em uma situação alarmante, com quase 8 mil ações judiciais estagnadas há mais de 100 dias, conforme dados do sistema Exaudi publicados em julho de 2025. Este cenário preocupante foi identificado durante inspeções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano anterior. A Corregedoria Geral de Justiça da Bahia (CGJ-BA) sinalizou que a situação se agravou, levando à necessidade urgente de um plano de ação para reverter o quadro, com gestores em risco de responsabilização.

A fiscalização realizada pelo CNJ em 2024 já havia destacado a presença de 5.078 processos sem movimentação por longos períodos. Apesar das recomendações para regularizar os casos, os dados de julho de 2025 indicam um aumento para 7.952 processos paralisados, mesmo com a aplicação de critérios mais flexíveis.

Além da lentidão processual, o cartório enfrenta dificuldades em acompanhar a nova demanda. Durante o primeiro semestre de 2025, foram distribuídas 7.766 ações, mas apenas 6.529 foram concluídas. Isso resultou em um acúmulo crescente de 1.237 processos. Adicionalmente, 760 processos apresentam falhas de cadastro que comprometem ainda mais a organização e a tramitação eficiente.

Em resposta ao descumprimento das determinações anteriores, a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia, Júnia Araújo Ribeiro Dias, exigiu que o juiz coordenador e o supervisor administrativo do cartório apresentem, no prazo de 10 dias, um plano detalhado para sanar a situação. Esse documento deve incluir atividades específicas, identificação dos responsáveis, prazos rigorosos e métricas de acompanhamento.

A publicação destaca que o foco deve ser a “redução imediata e sustentável” do acervo paralisado, sob o risco de responsabilização administrativa.

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Salvador inicia construção do primeiro Centro Comunitário pela Vida do Brasil na região de Pirajá

A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta sexta-feira (19), as obras do primeiro Centro Comunitário pela Vida Convive no Brasil, equipamento voltado à prevenção...

Marçal ignora TRT e não paga família de funcionário morto em estúdio

A segunda turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) confirmou, em outubro, a condenação da Marçal Participações Ltda. e negou...

MP-BA recomenda anulação de processo seletivo para professor em Palmeiras por irregularidade na formação

MP-BA recomenda anulação de seletivo em Palmeiras por irregularidades no edital O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação ao município de Palmeiras,...