Morre o cartunista Jaguar, um dos fundadores do Pasquim, aos 93 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, faleceu aos 93 anos neste domingo, 24 de agosto. Ele estava internado no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, há três semanas, onde recebia tratamento para pneumonia.

Jaguar foi um dos fundadores do Pasquim, o famoso jornal de sátiras e charges que desafiou a ditadura militar. Sua carreira no desenho começou em 1952, na revista Manchete, quando tinha apenas 20 anos.

Jaguar Cartunista
Jaguar Cartunista – Foto: Reprodução/ Vídeo

O apelido “Jaguar” foi sugerido pelo cartunista Borjalo, quando ele trabalhava no Banco do Brasil. Sob a influência do cronista Sérgio Porto, decidiu abandonar o emprego e dedicou-se ao humor.

Nos anos 1960, ele se destacou como um dos principais cartunistas da revista Senhor e também colaborou com outras publicações, como a Revista Civilização Brasileira, Revista da Semana, Pif-Paf e os jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa.

Além de cartunista, Jaguar também foi escritor. Seu primeiro livro, Átila, Você é Bárbaro, foi lançado em 1968 e, de forma irônica, aborda questões de preconceito e violência.

Fundação do Pasquim

Em 1969, Jaguar uniu forças com Tarso de Castro e Sérgio Cabral para fundar o Pasquim, um marco na imprensa que se destacou por criticar a ditadura militar brasileira.

E você, o que acha do legado deixado por Jaguar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: “Se tiver filho meu envolvido nisso, será investigado”, diz Lula sobre suposta participação de Lulinha em fraude do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quinta-feira sobre as investigações que apuram um esquema de fraudes em aposentadorias do...

Otto defende Jaques e critica articulação de Gleisi: “Nunca me ligou”

O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, defendeu Jaques Wagner (PT-BA) após críticas por ter...

Justiça de São Paulo rejeita ação de plágio de Rodriguinho do Marapé contra MC Mirella e Kondzilla Filmes

Justiça de São Paulo rejeita ação de Rodriguinho do Marapé contra MC Mirella e parceiras; direitos autorais definidos A 22ª Vara Cível do Foro...