Vereadora admite dirigir sem habilitação em viagens a Feira de Santana e Salvador

Publicado:

Uma vereadora de Araci, na região sisaleira da Bahia, fez uma declaração polêmica durante uma sessão da Câmara Municipal. Ela admitiu dirigir sem habilitação. A confissão ocorreu na última terça-feira (14), enquanto criticava um processo seletivo da prefeitura, que, segundo ela, prioriza apenas títulos e esquece a avaliação objetiva.

“Lutei para ter meus direitos e meu dever. Para estar aqui nessa tribuna eu suei, dia a dia, dirigindo para Feira de Santana, mesmo sem ser habilitada. Não tenho vergonha de dizer isso, porque sou mulher e pego meu carro e vou a qualquer cidade, Feira e Salvador, e lá eu corto bonitinho, porque sei da minha responsabilidade no trânsito, apesar de não ser habilitada”, declarou Bete de Venceslau, do MDB.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera dirigir sem habilitação uma infração gravíssima, conforme o artigo 162. As consequências incluem multa triplicada e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Ainda segundo o CTB, o proprietário que entrega o veículo a uma pessoa não habilitada também pode ser punido. A confissão da vereadora, que está em seu segundo mandato, pode trazer repercussões políticas e legais. Na Câmara Municipal, ela pode ser alvo de investigação na Comissão de Ética, pelo possível descumprimento de deveres de sua função pública.

Além disso, a declaração pode ser analisada por órgãos de trânsito, como Detran-BA ou Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma vez que dirigir sem habilitação é não só uma infração, mas pode também se tornar crime de trânsito caso haja risco de dano. Até o momento, a vereadora não se manifestou sobre as repercussões da sua fala.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre a responsabilidade no trânsito e as consequências de tais atitudes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Débora do Batom” passa mal e é atendida em hospital

A cabeleireira Débora Rodrigues, conhecida como "Débora do Batom", foi atendida em um hospital após deixar, sem autorização, sua prisão domiciliar. Ela cumpria...

Conselho Superior da Defensoria aprova regulamento de novo concurso para defensor público

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) deu um passo importante ao aprovar, por unanimidade, a regulamentação do IX Concurso Público para novos defensores....

VÍDEO: Acidente entre três veículos na BR-242 deixa via interditada em Barreiras

Um grave acidente com uma van e dois veículos foi registrado na tarde desta quarta-feira (5) na BR-242, na região conhecida como Serra...