Reforma Administrativa atinge assinaturas na Câmara; veja lista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Reforma Administrativa, proposta por meio de uma emenda constitucional (PEC), atingiu na tarde desta sexta-feira (24) o número mínimo de 171 assinaturas de deputados. Essa quantidade é necessária para que a proposta comece a tramitar na Câmara. A confirmação foi feita pelo autor do projeto, Pedro Paulo (PSD-RJ), que já protocolou a proposta.

Além da PEC, a Reforma Administrativa inclui um projeto de lei complementar que estabelece metas para servidores públicos e limita certos pagamentos, como os honorários recebidos por advogados públicos da Advocacia Geral da União (AGU).

“O maior privilégio do Estado deve ser SERVIR. Por isso, anuncio que a PEC que trata da modernização do Estado foi protocolada e está pronta para ser discutida, apreciada e melhorada!”

— Hugo Motta (@HugoMottaPB) 24 de outubro de 2025

Nas últimas semanas, a tramitação da PEC enfrentou dificuldades devido à pressão de servidores públicos, e alguns deputados que já haviam assinado o projeto recuaram.

Entre as principais mudanças propostas, está a criação de uma tabela única de remuneração para funcionários públicos, a proibição da aposentadoria compulsória como punição no Judiciário e no Ministério Público, a eliminação de “penduricalhos” e a implementação de avaliações de desempenho para os servidores.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (MDB-PB), comemorou no X (antigo Twitter) o avanço do projeto. Ele enfatizou que chegou a hora de atualizar o modelo de Estado, buscando eficiência. Motta reforçou que o objetivo da reforma não é cortar direitos, mas sim liberar talentos e valorizar os servidores e os serviços prestados.

Veja a lista dos deputados que assinaram a PEC da Reforma Administrativa:

1. Dep. Zé Trovão (PL/SC)
2. Dep. Evair Vieira de Melo (PP/ES)
3. Dep. Gilberto Abramo (REPUBLIC/MG)
4. Dep. Toninho Wandscheer (PP/PR)
5. Dep. Amaro Neto (REPUBLIC/ES)
6. Dep. Delegado Caveira (PL/PA)
7. Dep. Marangoni (UNIÃO/SP)
8. Dep. Alceu Moreira (MDB/RS)
9. Dep. Gustavo Gayer (PL/GO)
10. Dep. Dilceu Sperafico (PP/PR)

171. Dep. André Fernandes (PL/CE)

O avanço desta proposta levanta questões importantes sobre o futuro dos serviços públicos e a legislação que os rege. O que você pensa sobre essa reforma? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CCJ da Câmara aprova perda de mandato de Carla Zambelli; decisão vai ao plenário

1) A CCJ aprovou o parecer do deputado Cláudio Cajado, recomendando a perda do mandato da deputada Carla Zambelli. O placar ficou em...

Nobel da Paz: María Corina chega à Noruega e faz rara aparição pública

1. A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, desembarcou em Oslo, na Noruega, para uma aparição pública rara na varanda de um...

Em vez de cassação, Câmara aprova suspensão do mandato de Glauber Braga por seis meses

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10), a suspensão por seis meses do mandato...