No dia 27 de outubro, Mauricio de Sousa, criador da icônica Turma da Mônica, celebra 90 anos com homenagens que refletem sua impactante carreira. O artista, que encantou gerações de crianças e adultos, agora tem sua história retratada em um filme e um livro especial.

A cinebiografia, intitulada “Mauricio de Sousa – O Filme”, foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa aborda suas origens, seu processo criativo e o nascimento de personagens adorados como Mônica, Cebolinha e Magali. Para interpretar o pai, seu filho, Mauro Sousa, fez sua estreia nos cinemas.

Em uma entrevista, Mauro destacou a importância da experiência: “Interpretar meu pai no cinema, que é um ícone da cultura brasileira, foi emocionante e desafiador.” Durante a mostra, Mauricio também recebeu o prêmio Leon Cakoff, um reconhecimento por sua contribuição à arte.

Além do filme, o jornalista Sidney Gusman lançou um livro-coletânea, “MSP90”, que reúne histórias de 90 quadrinistas de todo o Brasil em homenagem ao autor. A obra celebra a diversidade da produção nacional e a influência de Mauricio na formação de novos talentos no universo das histórias em quadrinhos.

A quadrinista Helô D’Angelo, uma das participantes do projeto, expressou sua admiração: “Mauricio sempre trouxe diversidade em seus personagens, como a Mônica, que foge dos estereótipos femininos.” A diversidade presente no livro e em suas obras é vista como um legado vital para a arte no Brasil.

Essas efemérides celebram não só 90 anos de vida, mas uma trajetória que moldou a literatura infantil e os quadrinhos no país. O programa “Caminhos da Reportagem”, que apresentará mais detalhes sobre Mauricio, será exibido hoje à noite na TV Brasil.

E você, qual a sua lembrança mais marcante sobre as histórias de Mauricio de Sousa? Deixe sua opinião nos comentários!