Moraes vota para receber denúncia e tornar Eduardo Bolsonaro réu por tentar coagir o STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de acolher a denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tornando-o réu na Corte. O julgamento acontece no plenário virtual do STF e vai até o dia 25 de novembro, a menos que surjam pedidos de vistas ou destaque.

A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusa o deputado de tentar interferir em um julgamento que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto estava fora do país. De acordo com a PGR, essa conduta é classificada como coação no curso do processo.

Como relator do caso, Moraes foi o primeiro a se manifestar, e agora aguarda as manifestações dos outros membros da Primeira Turma do STF: os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Se a maioria aceitar a denúncia, uma ação penal será instaurada contra Eduardo Bolsonaro. Se for rejeitada, o processo será arquivado.

Moraes, em seu voto, afirmou que Eduardo Bolsonaro “insistiu em ameaçar gravemente os ministros do STF”. Segundo ele, essas ameaças incluíram a possibilidade de sanções contra os demais ministros da Primeira Turma, que é responsável por julgar o caso em questão, com a intenção de beneficiar seu pai, Jair Messias Bolsonaro.

O ministro detalhou que a “grave ameaça contra os magistrados do Supremo” se materializou através de articulações visando a aplicação de sanções do governo dos Estados Unidos. Ele citou exemplos que vão desde tarifas de exportação para o Brasil até a suspensão de vistos para autoridades brasileiras e a aplicação da Lei Magnitsky contra ele mesmo, na qualidade de relator do processo.

O desenrolar deste caso promete agitar o cenário político, trazendo à tona questões sérias sobre a ética e os limites do poder. O que você pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Pastor de Minas Gerais é uma das vítimas do terremoto na Venezuela

Belo Horizonte – Romildo Batista de Lima, 69 anos, natural de Uberlândia, está entre as vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela nesta...

Olodum lamenta morte de professor Antônio de Jesus: “Imensa tristeza”

O Olodum confirmou, nesta sexta-feira (26), a morte de Antônio de Jesus, professor da Escola Olodum e integrante histórico do projeto educacional e...

MPSP pede investigação sobre ataques contra jovem morta em rope jump

Em Limeira, interior de São Paulo, Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, 21 anos, morreu após ser lançada sem cordas da Ponte do Esqueleto,...