A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta sexta-feira (19), as obras do primeiro Centro Comunitário pela Vida Convive no Brasil, equipamento voltado à prevenção da violência, à redução da criminalidade e à promoção da cultura da paz. O complexo será implantado na Rua do Paquistão, ao lado da estação de metrô e do terminal rodoviário de Pirajá, reunindo serviços integrados de educação e tecnologia, esportes e lazer, saúde e bem-estar, cultura, qualificação profissional, geração de renda, proteção de direitos, cidadania e assistência social.
Entre as instalações previstas estão uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, consultórios médico, odontológico e psicológico, auditório, biblioteca, salas multiuso para qualificação profissional e para aulas de dança, de jiu-jitsu, além de laboratório de informática, unidade do Cras e parque infantil. As obras terão investimento de R$ 10,3 milhões, com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Bruno Reis ressaltou que Salvador foi uma das 30 cidades do país selecionadas para implantar o Convive e, entre elas, a primeira a iniciar a obra. Em tom otimista, ele disse que, daqui a 12 meses, o equipamento estará em funcionamento para ampliar oportunidades para a juventude por meio do esporte, da cultura e da formação profissional, com apoio do governo federal e do estado.
A região de Pirajá foi escolhida com base em critérios técnicos que consideraram o perfil socioeconômico da área. O Convive ocupará uma área de 10 mil metros quadrados e atenderá prioritariamente moradores em situação de vulnerabilidade de bairros como Mata Escura, Jardim Santo Inácio, Calabetão, Marechal Rondon, Campinas de Pirajá, São Caetano, Pirajá, Valéria, entre outros, que somam mais de 490 mil habitantes.
O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, explicou que a iniciativa vai além da infraestrutura física: é um espaço pensado para prevenir a violência, fortalecer vínculos e ampliar oportunidades, integrando políticas sociais, esportivas, educacionais e de cidadania. O projeto foi habilitado junto ao governo federal, já que o município tem finanças organizadas e foi selecionado entre 30 cidades do Brasil.
A estudante Ana Paula Borges, moradora de Pirajá, aprovou o projeto do futuro complexo multifuncional. “É uma ideia muito boa para o bairro. Espaços para incentivar o esporte, cursos e atividades para as crianças nunca são demais. Não apenas aqui, mas acredito que Salvador, em geral, ganhará bastante”, disse ela.
Para o aposentado Carlos Alberto Silva Santos, 67, a construção do centro fará a diferença no dia a dia. “Ter atendimento social, além de áreas de lazer, tudo no mesmo lugar, facilita a vida da população e contribui para melhorar a realidade da região. A violência, infelizmente, está presente e investir em esporte e lazer ajuda muito a combater esse mal”, avaliou.
E você, o que acha dessa iniciativa para a região de Pirajá e a cidade de Salvador? Compartilhe seus comentários, dúvidas ou perspectivas sobre como espaços como esse podem transformar a vida das pessoas.

Facebook Comments