Novo coordenador do DPT no Extremo Sul assume com meta de fortalecer perícia e reduzir tempo de resposta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Dr. Bruno Melo

Teixeira de Freitas, BA — O Departamento de Polícia Técnica (DPT) do Extremo Sul inicia um novo ciclo sob a coordenação do perito criminal Dr. Bruno Melo, que assumiu o cargo na última semana. A nomeação, publicada no Diário Oficial em 10 de dezembro, designa Bruno para a Macro Regional Extremo Sul, estrutura criada para gerir serviços periciais em cerca de 20 municípios, incluindo Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. O novo responsável retorna à região após mais de dez anos na CRPT de Teixeira de Freitas.

Reforço histórico e modernização O principal avanço recente foi a contratação de aproximadamente 900 novos peritos pelo Governo em 2024, incluindo criminais, técnicos, odontolegistas e médicos-legistas. Porto Seguro chegou a ficar quase quatro anos sem médico-legista e hoje conta com sete profissionais; Eunápolis tem cinco e Teixeira de Freitas, sete, com algumas unidades operando com até 10 peritos em plantão.

Modernização tecnológica O DPT já está em operação com equipamento de Cellebrite para perícia digital, e novas licitações devem ampliar a frota de viaturas em 2026.

Desafios de infraestrutura e agilidade. Apesar do crescimento, a estrutura física da unidade de Teixeira de Freitas é limitada para o novo efetivo. A solução é a construção de novas sedes. A direção-geral do DPT planeja apresentar ao governo, em 2026, projetos para novas unidades no estado, com investimento estimado em R$ 10 milhões por sede. Até o momento, nenhuma cidade do Extremo Sul disponibilizou terreno regularizado para o início das obras. As novas sedes beneficiariam também a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário.

Sistemas e prazos Para agilizar a entrega de laudos, hoje com prazo médio de 30 dias, o DPT está migrando para uma plataforma online, com ferramentas de gestão e plataformas digitais voltadas às investigações criminais e à perícia. A plataforma integrará os órgãos de segurança pública, o Ministério Público e o Judiciário, com implantação prevista para 2026. Desde mudanças legais em 2024, os laudos passaram a ser assinados por um único perito, com autonomia técnica, sob fiscalização da Corregedoria do DPT, o que contribuiu para a melhoria nos prazos.

Conclusão e participação O avanço da perícia na região fortalece a atuação das autoridades e a agilidade dos resultados. O que você achou das medidas anunciadas? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio em prédio mata dentista, mulher e filha no interior de SP

Incêndio em Piracicaba deixa três mortos em apartamento do Villa Serena Um incêndio atingiu um apartamento do 14º andar do Condomínio Villa Serena, localizado...

Mulher que morreu após batida de carro em Salvador voltava de bar com amigos no momento do acidente

Uma mulher de 32 anos morreu na madrugada de sábado, em Salvador, após o carro em que estava colidir com dois postes de...

Polícia Militar realiza Operação Paredão para coibir poluição sonora em ação conjunta em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas registra ação integrada para coibir poluição sonora, envolvendo a Polícia Militar, o Ministério Público e a Prefeitura, por meio das...