Organização dos EUA pune técnicos de ginástica por suspeitas de abuso físico e emocional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O U.S. Center for SafeSport, órgão responsável por apurar denúncias de abuso no esporte olímpico e paralímpico, anunciou a suspensão de dois treinadores de ginástica artística: Al Fong e Armine Barutyan. A decisão, divulgada na última terça-feira (23), aponta suspeitas de abusos físicos e emocionais, com Fong suspenso até 22 de dezembro de 2030 e Barutyan por um ano. O casal fundou a Great American Gymnastics Express (Cage) em Blue Springs, Missouri, preparando ginastas de alto rendimento, incluindo medalhistas olímpicas e campeãs mundiais. Eles terão dez dias para apresentar contestação.

Em nota, a Cage disse apoiar a missão da SafeSport, mas afirmou estar decepcionada com o resultado e discordar da decisão. A entidade afirmou que a sanção foi tomada sem testemunhas e com base na avaliação de um comitê, sustentando que o veredito não reflete o contexto da atuação.

Barutyan havia atuado recentemente como treinadora da seleção dos EUA no Pan-American Junior Championship, em agosto, em Assunção, Paraguai. Fong, por sua vez, tem histórico ligado a episódios marcantes na ginástica nas décadas de 1990, como a morte de Julissa Gomez, tetraplégica aos 18 anos, em 1991, e a morte de Christy Henrich, aos 22, em 1994, devido a anorexia.

O U.S. Center for SafeSport foi criado em 2017 pelo Congresso dos EUA com a missão de investigar e prevenir abusos físicos, emocionais e sexuais no esporte olímpico e paralímpico. Dados da própria entidade indicam que, em 2024, foram recebidas cerca de 8 mil denúncias para análise.

Esse caso reacende o debate sobre a proteção de jovens atletas e o papel de órgãos de fiscalização no esporte. Compartilhe sua opinião sobre quais medidas são mais eficazes para garantir ambientes de treino seguros para ginastas em formação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia e Vitória avançam no Ranking da CBF após atualização em 2025; confira as posições

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira a atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC), que avalia o desempenho nas competições...

Presidente do Cuiabá chama título do Corinthians de ‘estelionato esportivo’; veja discussão no Bate-Pronto

Corinthians sob fogo administrativo após a Copa do Brasil 2025 A conquista da Copa do Brasil de 2025 pelo Corinthians provocou uma polêmica nos...

Ramon será reavaliado no Internacional e definição com o Vitória fica para 2026

A situação do lateral-esquerdo Ramon no Vitória não terá definição imediata para a temporada de 2026. O...