Lagoinha afasta Fabiano Zettel das atividades ministeriais após prisão em operação da Polícia Federal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Igreja Batista da Lagoinha informou nesta quinta-feira que afastou Fabiano Zettel de qualquer atividade ministerial após a divulgação de informações relacionadas à sua prisão no âmbito da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de irregularidades no Banco Master e envolve a CPMI do INSS. O afastamento foi imediato, já que a instituição buscou permitir a adequada apuração dos fatos; Zettel já não exercia funções ministeriais desde novembro de 2025.

A nota oficial destaca que o objetivo é assegurar a apuração adequada dos acontecimentos. O comunicado afirma que, tão logo surgiram as primeiras informações, foi adotada a providência de afastar o colaborador de qualquer atividade de natureza ministerial, para evitar qualquer atrito com as investigações.

Fabiano Zettel é empresário e cunhado do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Ele foi alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero e chegou a ser detido na quarta-feira (14), quando se preparava para deixar o Brasil em um jato particular com destino a Dubai; foi liberado horas depois.

A Lagoinha também negou vínculos institucionais com as investigações, afirmando que não exerce controle sobre a vida pessoal ou profissional de frequentadores nem que a participação em uma igreja configure vínculo jurídico, administrativo ou representativo. A nota rebate associações entre a denominação, a operação da PF e a CPMI do INSS.

A instituição esclarece que não há indícios de que tenha sido envolvida em qualquer esquema irregular e anuncia que adotará as medidas legais cabíveis, incluindo ações por calúnia e falsa comunicação de crime, para resguardar a honra, a história e a missão da Lagoinha. A nota reforça o compromisso da igreja com a legalidade, a ética e os princípios cristãos que orientam sua atuação, lembrando que a Lagoinha soma mais de 600 igrejas ao redor do mundo.

Qual é a sua leitura sobre a resposta da Lagoinha diante das acusações e da disseminação de informações sobre o caso? Compartilhe seus pensamentos nos comentários e ajude a esclarecer o tema para leitores interessados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cristãos assírios “não têm chance de sobreviver”, afirma ativista

Cristãos no Oriente Médio sob risco de extinção – Um ativista da liberdade religiosa alertou que a comunidade cristã assíria pode não ter...

Novo estudo esclarece por que as mulheres são mais religiosas do que os homens

Meta descrição: estudo internacional analisa por que mulheres são mais religiosas que homens e como a fé molda a vida das mulheres, com...

Tribunal vai analisar processos contra a Turquia por classificar cristãos como ‘ameaça à segurança’

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos abriu ações em 20 casos envolvendo cristãos impedidos de retornar à Turquia após serem considerados ameaça à...