VÍDEO: Chile decreta estado de catástrofe devido a incêndios no sul do país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío ante incêndios florestais de grande magnitude, que provocaram evacuação de cerca de 20 mil pessoas e mobilizam recursos para o combate às chamas.

Brigadistas florestais atuam no combate a 19 focos ativos no território chileno, sendo 12 deles concentrados nas regiões de Ñuble e Biobío, localizadas a cerca de 500 quilômetros ao sul de Santiago.

Em publicação na rede X, Boric afirmou: “Diante dos graves incêndios em andamento, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”.

Até o momento, não há balanço oficial sobre vítimas ou residências atingidas. Imagens de TV e redes sociais mostram o avanço das chamas em áreas povoadas; Penco e Lirquén, na região de Biobío, que somam cerca de 60 mil habitantes, estão entre as localidades mais afetadas.

A diretora do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), Alicia Cebrián, detalhou a situação: “A zona de Penco e todo o setor de Lirquén é a mais crítica e onde foram realizadas mais evacuações. Calculamos que cerca de 20 mil pessoas foram evacuadas”.

O Chile já enfrentou incêndios de grande magnitude nos últimos anos, com um precedente devastador em fevereiro de 2024, quando ocorrências próximas a Viña del Mar deixaram 138 mortes e afetaram 16 mil pessoas, segundo dados oficiais.

O país continua em alerta diante do risco de novos incêndios, exigindo coordenação entre autoridades, bombeiros e moradores para reduzir danos. E você, o que acha da resposta das autoridades diante de desastres dessa natureza? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a situação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto com tiro na cabeça enquanto dormia em casa no Bairro São Brás, em Prado

Carlos Henrique Barreto dos Santos, 39 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça enquanto dormia em sua residência no bairro São Brás,...

Guerra violenta entre facções transforma vilarejo em “cidade-fantasma”

Violência entre facções em Uiraponga leva Morada Nova a decretar situação emergencial O distrito de Uiraponga, em Morada Nova (CE), vive um cenário de...

Após furto a escola, polícia encontra parte dos produtos em casa abandonada em Nova Viçosa

Nova Viçosa: Polícia Civil investiga arrombamento e furto na Escola Municipal João Martins Peixoto, no distrito de Helvécia. Diversos aparelhos eletrônicos, entre computadores,...