VÍDEO: Zema defende privatização total de estatais brasileiras: “Só serve para atender a politicagem”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Durante um evento nesta segunda-feira, em Brasília, Romeu Zema (Novo) deixou clara a sua aposta por uma agenda econômica liberal e por uma privatização ampla, afirmando que “vou privatizar tudo”. Em meio a empresários, o pré-candidato destacou a necessidade de valorizar as estatais por meio de gestão técnica eficiente antes de vendê?-las, mantendo a ideia de levar ao mercado o que puder ser privado.

Zema argumentou que o governo federal — assim como os estaduais — deve se concentrar em áreas prioritárias, deixando para a iniciativa privada apenas o que não pode ser delegado. “O governo federal, como o estadual, já tem muito o que fazer quando se fala de saúde, de educação, de segurança e de infraestrutura naquelas áreas que não são possíveis de serem concedidas.” Para ele, o excesso de atribuições do aparato público atrapalha a entrega de serviços essenciais.

O pré-candidato citou o Banco Master e os fundos de pensão como exemplos de distorções associadas ao setor público. “Banco Master… Será que é isso que nós queremos no futuro? Parece que o setor privado não se envolve. Mas aquilo que é do Estado está sempre sujeito.” Ele enfatizou que estruturas públicas precisam ser repensadas para não comprometer a eficiência econômica nem a competição no mercado.

Na Bahia, a discussão faz referência à privatização da antiga Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), responsável pela rede Cesta do Povo, em 2018, durante o governo Rui Costa. O ex-governador foi questionado sobre possíveis ligações entre a venda do ativo e o caso envolvendo o Banco Master, e afirmou em entrevista que “Na época que nós vendemos a Cesta do Povo, com o cartu00e3o Credcesta, nem Banco Master existia.”

O tema também remete a episódios de corrupção que marcaram o país, segundo Zema, que criticou o uso político de estatais. Com base na sua experiência em Minas Gerais, ele disse que as estatais têm servido, muitas vezes, a agendas políticas em vez de fomentar desenvolvimento econômico, citando o Petrolão como referência histórica para o debate sobre rumo da gestão pública.

E você, qual é a sua visão sobre privatizações e o papel do Estado na economia? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você vê o equilíbrio entre eficiência privada e responsabilidades públicas neste debate que influencia o futuro do Brasil.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026

O Focus do Banco Central atualizou as expectativas para inflação, juros e atividade econômica. O IPCA deste ano subiu de 5,3% para 5,33%,...

Condenado, Eduardo vai a Washington para nova ofensiva contra STF

Eduardo Bolsonaro, filho do ex?presidente Jair Bolsonaro, desembarca em Washington, D.C., para uma série de encontros com o presidente dos Estados Unidos, Donald...

Defensor do esporte, jornalista Fernando Campos morre aos 86 anos

Fernando Campos era visto como defensor do esporte em Goiás, com especial atenção ao automobilismo. Ele faleceu em decorrência de leucemia, encerrando um...