MP-BA expede recomendação para que prefeitos do interior baiano garantam alfabetização de crianças até o 2º ano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação administrativa aos prefeitos e secretários municipais de Educação de Santa Teresinha, Elísio Medrado e Itatim, na região da Bacia do Jacuípe. Assinada pela promotora de Justiça Alana Dias Rosendo Vasconcelos, a medida estabelece um prazo de 30 dias para a apresentação de um plano de ação detalhado e de medidas emergenciais para assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Dados do Ministério da Educação, divulgados em julho de 2025 pelo Indicador Criança Alfabetizada, mostram que apenas 36% dos estudantes baianos do 2º ano dominam leitura, escrita e matemática básicas. Esse desempenho está bem aquém da média nacional de 59,2% e longe da meta federal de 60%, evidenciando violação ao direito fundamental à educação e à prioridade absoluta da criança prevista na Constituição.

A recomendação se baseia no compromisso de monitorar políticas locais e determina adesão formal ao Programa Bahia Alfabetizada e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, alinhados à Lei Estadual nº 25.668/2025. O município deverá elaborar um Plano Municipal de Ação pela Alfabetização, com diagnóstico, metas, cronograma e mecanismos de monitoramento, além de um Plano Emergencial de 10 semanas para intensificar estratégias de leitura, escrita e resolução de problemas matemáticos.

Entre as exigências estão a garantia da carga horária mínima anual de 800 horas e de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Para isso, a recomendação orienta a reorganização do calendário escolar, possível ampliação da jornada diária e o controle rigoroso de frequência dos alunos, assegurando também o atendimento educacional especializado (AEE) e profissionais de apoio para educação inclusiva, com implementação de Planos Educacionais Individualizados (PEI) e estudos de caso.

A formação continuada de professores alfabetizadores e de coordenadores pedagógicos recebe especial atenção, com apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) e do MEC. O foco recai sobre metodologias ativas, avaliações diagnósticas e o registro sistemático das aprendizagens. Além disso, os municípios devem participar de avaliações diagnósticas internas e de avaliações externas, como o Saeb, usando os resultados para orientar mudanças pedagógicas. A recomendação também enfatiza a gestão democrática, fortalecendo o Conselho Municipal de Educação e promovendo encontros ampliados com a comunidade escolar para pactuar ações de alfabetização.

E você, quais medidas acredita serem mais eficazes para melhorar a alfabetização na sua cidade? Compartilhe suas ideias, experiências e sugestões nos comentários e contribua para fortalecer a educação dos jovens baianos.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Estudantes de colégio estadual de Catu representam a Bahia na Viva Technology 2026, em Paris

A Bahia mostrou sua força na VivaTech 2026, em Paris, reunindo estudantes da rede pública em uma vitrine de inovação. Cauan Eduardo Rodrigues...

São João da Bahia 2026 bate novo recorde, com 2 milhões de turistas e receita de R$ 2,5 bilhões

Resumo: a Setur-BA confirmou novos recordes do São João na Bahia. Em 2026, o festival recebeu 2 milhões de visitantes, gerando R$ 2,5...

Entre shows e gols da Seleção Brasileira, posto da Sesab registra mais de 3,6 mil testes para ISTs no São João de Cachoeira

Sesab intensifica a prevenção de ISTs no São João 2026 na Bahia: ações de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e...