Em Barreiras, no Oeste da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu espaço para defender o senador Jaques Wagner (PT) durante um ato público, marcado como a primeira demonstração de apoio entre correligionários desde os desdobramentos recentes envolvendo o parlamentar.
No discurso, o governador exaltou a trajetória de Wagner e destacou a aproximação do senador com o Palácio do Planalto para pacificar a situação política, recebendo aplausos do público e abraços entre as lideranças ao fim da fala. O momento foi registrado em vídeo.
“É o primeiro ato público com Wagner depois do que quiseram fazer com ele. Ele esteve anteontem, conversou com o amigo dele, amigo nosso, o Lula, e se acertou. Porque, para além de um cargo de liderança, estão o Brasil e a Bahia. E nós confiamos em você. A Bahia te ama, pai”, afirmou Jerônimo.
O apoio do governador ocorre em um momento delicado para Wagner, que é alvo de uma investigação da Polícia Federal por suposto recebimento de vantagens indevidas de Augusto Lima, banqueiro do Banco Pleno e ex-sócio do Banco Master.
A suspeita é de que a ação buscaria favorecer o Banco Master em tramitações no Senado. Em resposta, Wagner classificou a apuração como “patacoada” e, diante das investigações e do desgaste político, foi afastado da liderança do governo no Senado pelo presidente Lula. A ação segue na chamada Operação Compliance Zero.
Este episódio ocorre em clima de tensão entre aliados e autoridades, com impactos tanto na cena estadual quanto no cenário federal, enquanto a pacificação política é citada como prioridade para a Bahia.
E você, o que acha dessa união entre Jerônimo Rodrigues e Jaques Wagner diante das investigações? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.
