Resumo: o governo do estado entregou, neste domingo (28), a primeira etapa da requalificação do Parque Metropolitano de Pituaçú, em Salvador. A Conder informou que mais de R$ 28 milhões foram investidos em infraestrutura, acessibilidade, mobilidade e segurança, preparando o espaço para usos mais variados e mais conforto aos visitantes.
As intervenções da primeira etapa incluem a recuperação completa da ciclovia, a implantação de um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas, a construção de cinco pontos de apoio, além de nova iluminação, sinalização e obras de drenagem, fortalecendo a mobilidade ativa e a segurança de quem frequenta o parque.
Na cerimônia, também foi anunciada a segunda etapa da revitalização, com investimento de quase R$ 15 milhões. O projeto contempla a requalificação de uma área de 54 mil metros quadrados na porção sul, com portal de acesso, minifloresta, trilhas ecológicas, anfiteatro verde, decks na lagoa, espaço pet, restaurantes, praça multiuso e novas áreas de convivência. Ainda houve a assinatura da autorização de uso do bicicletário, formalizando a parceria para operação do equipamento, que ocupa 264 m².
Considerado um dos principais remanescentes de Mata Atlântica em área urbana, o Parque Metropolitano de Pituaçu tem 660 hectares, dos quais 378 hectares são áreas protegidas. O parque é referência em preservação ambiental, prática esportiva, lazer e educação ambiental na capital baiana, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade. E você, o que espera dessas novidades para o dia a dia do bairro? Deixe sua opinião nos comentários.
