Polícia Militar de Porto Seguro usa educação no combate à violência

Publicado:

A Polícia Militar de Porto Seguro usa a educação como arma contra a criminalidade e o envolvimento de jovens no tráfico de drogas. Mais 12 escolas da rede municipal de ensino estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Base Comunitária de Segurança Baianão.

O projeto iniciou em 2013 e, desde então, se expandiu para várias unidades públicas e particulares de ensino, com o envolvimento do 8º Batalhão da PM, escolas e as famílias.

proerd_porto_seguro (3)Os alunos participam de atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e o combate à violência, através do estudo de cartilhas com 17 lições de 60 minutos. São 10 encontros durante três a quatro meses e, ao final do projeto, os participantes se formam.
??Já começamos a atender seis escolas e, no segundo semestre, vamos ampliar para mais seis, perfazendo um total de 1.200 alunos durante todo ano?, afirma o comandante da base, capitão Jadson Carneiro da Silva.

Além da sede de Porto Seguro, os distritos de Trancoso, Arraial D??Ajuda, Vera Cruz e Pindorama, e também o município de Santa Cruz Cabrália estão participando do projeto. ??Todos esses distritos registram problemas com jovens. E ainda vamos atender o distrito de Itaporanga, onde implantaremos, na Aldeia Barra Velha, o primeiro Proerd?, acrescenta.

proerd_porto_seguro (1)O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em 2015 chegou à marca de 386 mil crianças baianas beneficiadas, após 13 anos de trabalho realizado pela Polícia Militar em todo o estado da Bahia.

O público alvo do programa são alunos da rede infantil e estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, além de oferecer apoio aos pais e responsáveis. O objetivo é atuar de forma proativa e lúdica na redução da criminalidade, por meio de informações educativas para o desenvolvimento da resistência ao uso das substâncias psicoativas e nocivas a saúde, estimulando crianças e adolescentes ao não uso das drogas.

De acordo com coordenador do Proerd Bahia, coronel César, a meta do programa é chegar a todos os municípios baianos. Até 2015, foram beneficiados 86, com previsão de chegar a 100 ainda este ano. Atualmente, existem 223 instrutores PMs capacitados para desenvolver as atividades.

.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motocicletas e viaturas novas são entregues na comemoração dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) recebeu mais 150 motocicletas e 27 viaturas para reforçar a segurança pública no estado. A entrega dos 177 veículos...

Entrega de novas viaturas contam a presença do comandante geral da Polícia Militar em Itamaraju

Na tarde de quarta-feira (07), aconteceu na Sede da 43ª CIPM, em Itamaraju, a cerimônia de entrega oficial de novas viaturas que passarão a...

Batalhão de Polícia Rodoviária da Bahia recebe 48 novas viaturas

Quarenta e oito novas viaturas foram entregues ao Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, nesta quarta-feira (8), em solenidade realizada no estacionamento do Centro de...