Inadimplência e endividamento freiam crescimento da economia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos
accounting 761599 1920

A retomada da economia com o arrefecimento da pandemia de Covid-19 trouxe uma aceleração da inflação e, com ela, inadimplência e endividamento maiores para famílias e empresas. Os problemas, ao mesmo tempo, impedem um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB), o que resulta em um menor consumo e no adiamento dos planos de investimentos. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (CNC), divulgados na terça-feira, 7, 28,7% das famílias brasileiras tinham uma conta ou dívida em atraso, um crescimento de 0,1% em relação ao mês anterior �?? foi a oitava alta consecutiva no índice de inadimplência. Já o percentual das que estão endividadas, ou seja, que têm dívidas em atraso ou não, ficou em 77,4% em maio, abaixo dos 77,7% de abril, interrompendo três meses de altas. Mesmo com a queda, a taxa ainda é superior à de maio de 2021 (68%). A quantidade de familiares que não terão condições de pagar suas contas em atraso também caiu de 10,9%, em abril, para 10,8%, índice registrado em maio �?? no mesmo mês do ano passado, o índice era de 10,5%.

Além da queda nos índices da Covid-19 e a reabertura de grande parte dos negócios, outros fatores também causaram o aumento da inflação, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, que causou o aumento no preço de commodities como petróleo, gás natural e trigo, produzido por um ou ambos os lados envolvidos no conflito. Outra questão foi o desarranjo nas cadeias de suprimentos globais: a falta de microchips causou problemas para a fabricação de carros e aparelhos eletrônicos, e navios tiveram que ficar semanas parados em portos esperando para poderem desembarcar os produtos. Os lockdowns na China, devido à política de �??Covid zero�?� no país mesmo após grande parte da população estar vacinada, também levou a atrasos na importação e exportação de itens para o país asiático, a segunda maior economia do mundo. Em maio, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice da inflação, registrou aumento de 0,47%, uma desaceleração em relação ao 1,06% de abril; no acumulado de 12 meses, o aumento foi de 11,73%.

Com o aumento da inadimplência e o endividamento ainda em alta, apesar das ligeiras quedas, os bancos se tornam mais seletivos na hora de conceder crédito, o que também freia possíveis investimentos a serem feitos por famílias e empresas. Assim, o crescimento volta a ficar limitado, apesar do retorno da circulação de pessoas a níveis normais pelas cidades. �??Famílias muito endividadas perdem a capacidade de compra porque elas ficam negativadas, perdem o acesso ao crédito, o orçamento fica comprometido, inclusive para compra de produtos essenciais. Então, o super endividamento é muito ruim para o país, e hoje temos 62 milhões de pessoas negativadas�?�, analisa Ricardo Rocha, professor de finanças do Insper, citando o número de negativados revelado por levantamento da Serasa em julho de 2021.

A inflação é um dos fatores que causam o endividamento e a inadimplência por dificultar a vida de quem não tinha problemas financeiros antes da alta de preços acelerar, como Rocha explica. �??As pessoas não percebem em um primeiro momento, mas elas começam a gastar um recurso que não está no orçamento mensal, começam a usar cheque especial, rotativo do cartão, e quando percebem, o problema já se instalou. Agora, nós temos ainda reflexos da pandemia e da renda que não cresce. Mesmo as pessoas que estão empregadas têm que fazer uma readequação porque a renda não tem crescido�?�, disse em entrevista à Jovem Pan. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em 18 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média do trabalhador brasileiro caiu 9,7% em um ano.

O mercado de trabalho tem tido uma recuperação lenta: no trimestre encerrado em fevereiro, recuou para 11,2%, uma queda de 0,4% em relação ao trimestre anterior, finalizado em novembro. A dificuldade para conquistar um novo emprego afeta, principalmente, quem tinha empregos informais ou era microempreendedor individual, perdeu o trabalho durante a pandemia e passou a utilizar o crédito que tinha disponível à espera de uma reviravolta. Com a lentidão na retomada, torna-se mais difícil para essas famílias quitarem as dívidas. Para lidar com a situação, Rocha cita que o governo pode prosseguir com as medidas que já vinha adotando. �??Algo semelhante ao que vem sendo feito desde a pandemia, autoriza o uso do FGTS, estimula os bancos a negociarem com os clientes inadimplentes, talvez para alguma vantagem de provisionamento de perda [quando a empresa faz uma reserva ao emprestar para clientes com risco de se tornarem inadimplentes], e trabalhar do ponto de vista monetário que é o que o Banco Central tem feito. Tem feito um trabalho árduo, subindo juros, mas acho que as coisas vão começar a se acertar�?�, comenta, em tom otimista.

FUTURO

Porém, o crescimento da economia ainda pode ser duramente afetado pela situação de endividamento. Para Luis Alberto Paiva, sócio e CEO da Corporate Consulting, especializada em turnaround (termo em inglês que, na gestão de negócios, se refere a um processo de recuperação do valor e da performance empresarial diante de um cenário de declínio e mau desempenho) e reestruturação de empresas, é possível que o país tenha um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 e 2023, mas será preciso superar alguns obstáculos. �??Uma inflação de 12,13% em 12 meses até abril e projetada em 10% para o ano, combinada à manutenção da Selic [taxa básica de juros] em cerca de 13,25% até o segundo trimestre de 2023, além da perspectiva ainda desalentadora de normalização das cadeias de suprimentos para a produção industrial, também azedam a possibilidade de crescimento mais consistente no ano que vem�?�, analisa.

Na avaliação de Nicola Tingas, da Associação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), a inflação começou a demonstrar uma desaceleração e deve ser prioridade das medidas de redução de tributação no Congresso. Ao mesmo tempo, o cenário de elevados gastos eleitorais deve manter a redução do desemprego e melhorar a renda, com efeitos positivos para o PIB. Nos próximos anos, outros desafios serão apresentados, como um cenário internacional complicado, com os efeitos dos aumentos das taxas de juros em outros países levando a uma desaceleração da atividade econômica, além de preços elevados de energia e alimentação e aversão ao risco por parte de investidores.

�??Após as eleições e término de maior parte dos estímulos financeiros e tributários, as contas públicas brasileiras estarão em maior vulnerabilidade e demandarão novas fontes de financiamento via maior tributação e ou redução e realocação de orçamento, com economia perdendo vigor devido aos efeitos contracionistas do aperto monetário. Será um novo �??ciclo de desafios�?? que exigirá do governo eleito uma política econômica consistente e produtiva para gradual normalização da situação econômica e social�?�, disse. Por isso, a previsão de crescimento do PIB é de 1,5% em 2021 e 0,8% em 2023, mas com quedas da inflação e das taxas de juros: a primeira deve terminar 2022 em 8,20% e 2023 em 4,5%, e a taxa Selic deve ir de 13,25% no final de 2022 para 8,5% em 2023.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

MEIs terão pequeno alívio com implementação dos novos impostos na Reforma Tributária

Os MEIs (microempreendedores individuais) fazem parte de um regime de tributação próprio, mas terão um pequeno alívio com a implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), instituído pela reforma tributária. O governo Lula propôs uma regulamentação que prevê uma redução de R$ 6 para R$ 3 nos boletos que precisam ser pagos mensalmente. WhatsApp Atualmente

Desoneração da folha de pagamentos cria nova frente de batalha entre governo e Congresso

A medida que mantém a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027 gerou polêmica entre o Congresso Nacional, STF e o governo federal. Defensores alegam que a proposta visa estimular o crescimento econômico, enquanto o governo questiona o impacto financeiro. A desoneração da folha, adotada pela Medida Provisória nº 540/2011 e convertida

STF tem quatro votos para manter suspensão da desoneração da folha de pagamento

O STF (Supremo Tribunal Federal) registra até o momento o placar de 4 votos a 0 para manter a suspensão da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027. Na quinta-feira (25), em decisão monocrática do Cristiano Zanin, em resposta a uma ação protocolada