Sextorsão: 6 em cada 10 vítimas de chantagem sexual no Brasil são mulheres

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Atualmente, seis em cada 10 vítimas de sextorsão – crime que envolve ameaças sobre divulgação de imagens íntimas – são mulheres. O número corresponde a 62% dos casos registrados pela justiça brasileira. Dos golpes que chegam ao conhecimento da polícia, a maioria provém do ambiente virtual. 
?? entre uma publicação e outra nas redes sociais, ou por troca de e-mails, que criminosos acompanham a vida das vítimas. O objetivo: a extorsão financeira com base na exposição da intimidade, relata a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David. 
???Eventualmente, a vítima e o autor do crime começam a se comunicar, sob uma promessa de um relacionamento amoroso ou oferecendo trabalhos como modelo???, comenta a desembargadora. Ao criar um vínculo, o autor passa a pedir fotos íntimas. 
???Ele então começa a exigir que ela faça alguma coisa e ameaça publicar aquelas fotografias em troca de algum favor ou dinheiro???, continua. As fotos, então, são vazadas para sites pornográficos e para a deep web. 

  • Leia também: ‘Sextorsão’: polícia investiga quadrilha que faturou mais de R$ 500 mil
 
A sextorsão prevê pena de dois a cinco anos de prisão, como previsto no Artigo 158 do Código Penal, de acordo com o tipo penal da extorsão. Em casos em que a vítima é menor de idade, o tempo pode aumentar. Plataformas e usuários que compartilham o conteúdo também podem responder criminalmente. 

O que fazer em casos de chantagem? 

???O primeiro passo é sempre fazer um boletim de ocorrência???, explica a desembargadora. Em casos de exposição nas redes sociais, a vítima deve também solicitar à plataforma a remoção do conteúdo. Caso não seja acatado, um processo legal será aberto para exigir a retirada das publicações do ar. 
Ivana ressalta ainda a importância de arquivar o conteúdo, para fins de investigação. ????? muito comum a vítima destruir o conteúdo, mas esse material é muito importante como prova???, ressalta. Para a magistrada, o melhor caminho é buscar o sistema de justiça 
*Estagiaria sob supervisão

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nunes sanciona transporte por moto em SP com veto no centro expandido

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou nesta semana a regulamentação do mototáxi na capital. O projeto aprovado pela Câmara recebeu alterações...

Três pessoas da mesma família morrem após carro ser arrastado por enxurrada em Palhoça (SC)

Três pessoas da mesma família morrem após carro ser arrastado por enxurrada em Palhoça (SC) Durante a passagem de um ciclone extratropical, um veículo...

Ventania em São Paulo derruba árvores e fecha parques

Ventania em São Paulo derruba árvores, fecha parques e afeta milhões. Um ciclone extratropical que atinge o litoral sul do Brasil provoca danos...