Inflação dos mais pobres registra recuo em setembro

Publicado:

Por Rosana Hessel

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação das famílias mais pobres, com renda de até cinco salários mínimos, registrou queda de 0,32%, em setembro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (11/10).
A deflação do INPC foi maior do que a do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que recuou 0,29% no mês passado. A queda nos preços dos alimentos, que mais pesam no cálculo do INPC foi um dos principais fatores para o resultado do indicador em setembro, de acordo com os dados do IBGE.
No ano, o INPC acumula alta de 4,32% e, no acumulado em 12 meses, registrou desaceleração da carestia para as famílias mais pobres, passando de 8,83%, em agosto, para de 7,19%, no mês passado. Em setembro de 2021, o índice registrou alta de 1,20%.
Conforme dados do IBGE, a queda de 0,51% nos preços de produtos alimentícios foi um dos principais fatores para o resultado do INPC. Em agosto, esse grupo registrou alta de 0,26%. Já os preços dos produtos não alimentícios continuaram caindo (-0,26%), embora o recuo tenha sido menor que o do mês anterior (-0,50%).
Nos índices regionais, duas das 16 capitais pesquisadas registraram alta de preços em setembro. A maior variação ficou com Vitória (0,21%), puxada pelas altas de 13% da taxa de água e esgoto e de 5,01% na conta de luz. A menor variação foi observada em Porto Alegre (-0,66%) em função das quedas de 9,04% nos preços da gasolina e de 17,94% nos preços do leite longa vida.
Para o cálculo do indicador de inflação mensal, foram comparados os preços coletados entre 30 de agosto a 28 de setembro de 2022 (referência) com os preços vigentes no período de 29 de julho a 29 de agosto de 2022 (base). O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979, se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Lula pediu suspensão de tarifa de 40% a Trump enquanto negocia’, afirma Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que atua como um dos principais articuladores do governo para acabar com a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros,...

Oito em cada dez brasileiros devem comprar presentes para o Dia das Crianças, aponta pesquisa

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, promete movimentar o varejo brasileiro. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a...

Academia em São Paulo aposta em treinos com hora marcada para evitar superlotação

Um novo modelo de academia está chamando atenção em São Paulo, oferecendo uma alternativa às salas de musculação lotadas. A rede Silva Gym,...