‘Briga de família’ abre brecha para indicação de advogado baiano ao STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um novo nome tem ganhado favoritismo para a indicação à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O cenário pode alterar e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também pode mudar de opinião, com a possibilidade de indicar um advogado baiano.

 

Segundo informações obtidas pelo Estadão, Lula avalia agora apenas dois nomes para o posto, os advogados Manoel Carlos de Almeida Neto e Cristiano Zanin. No entanto, Zanin, defensor do presidente nos processos da Lava Jato, pode perder espaço depois dos rumores de rompimento com Roberto Teixeira.

 

Compadre de Lula há 40 anos, o também advogado Teixeira é sogro de Zanin. Segundo a publicação, os dois desfizeram a sociedade no escritório Teixeira Zanin Martins Advogados, em agosto do ano passado. Mesmo com este cenário, Zanin segue desfrutando da amizade e confiança do presidente Lula.

 

O baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, 43 anos, corre por fora e é apontado como o candidato favorito de Ricardo Lewandowski, que deixará a cadeira do STF ao completar 75 anos. Almeida Neto foi assessor do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral, tendo atuado como secretário-geral da presidência. Atualmente, ele é diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

 

Olhando os pesos da balança, interlocutores de Lula afirmaram ao jornal que o presidente tende a escolher agora Almeida Neto e ainda este, com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber, indicar Zanin. A mudança de planos, segundo as fontes, seria para agradar Lewandowski, considerado pelo presidente como o mais leal ministro que indicou.

 

De acordo com o Estadão, em fevereiro, Almeida Neto jantou com Lula, Lewandowski e com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho que também o apoia. O advogado teve o magistrado como orientador de sua tese de doutorado em Direito do Estado, na USP, que resultou no livro “O Poder Normativo da Justiça Eleitoral”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem mais faz por Lula?

Em uma leitura de 1.207 leitores, a pergunta é quem mais tem feito pela reeleição de Lula. Os resultados, apresentados pelos leitores, ficam...

Se Flávio não decolar, Nikolas aposta em outro candidato da direita

Nikolas Ferreira não vê com entusiasmo a candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026. Em conversas com aliados, o deputado mineiro tem mostrado ceticismo...

Carnaval do Rio: nomes de peso compartilham como “elevaram” a festa

Com apenas 27 anos, Gabriel David — filho de Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis —...