O maior perdão da história

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Câmara dos Deputados instalou ontem a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que perdoa partidos que descumpriram as cotas mínimas de recurso para as candidaturas femininas e de pessoas negras até as eleições de 2022. Em maio, a PEC havia sido aprovada pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), mas os parlamentares não podiam fazer alterações na proposta. Agora, a comissão especial, que será presidida pelo deputado Diego Coronel (PSD-BA), com relatoria de Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), terá entre 10 e 40 sessões para discutir e votar o texto e, se aprovado, levar ao plenário da Câmara o maior perdão da história, estipulado em R$ 741 milhões.

Em tempo…

É necessário o apoio mínimo de 60% dos parlamentares para que a PEC seja aprovada. Isso significa 308 deputados e 49 senadores, em dois turnos de votação em cada casa. Se passar, a PEC será promulgada e passará a valer. O Executivo não tem o poder de veto.

 “Batidinhas da PF”

A ex-deputada Joice Hasselmann (foto) ironizou, pelas redes sociais, a situação envolvendo a deputada Carla Zambelli, que foi alvo ontem de uma ação da Polícia Federal. “Ouviu aquelas três batidinhas da Polícia Federal. Quem é, responde Carla Zambelli. É a Polícia Federal”, disse Hasselmann. A ex-deputada afirmou ainda que Zambelli é a principal envolvida no caso.

Conselheira no TCE

A deputada estadual Lohanna França (foto) (PV) elaborou uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) para propor a paridade de gênero na escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). O projeto da parlamentar prevê que a indicação dos conselheiros feita pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) respeite uma alternância de gêneros para aumentar a presença de mulheres no órgão.

Mais mulheres

Dos sete conselheiros do TCE-MG, quatro são indicados pela ALMG. Segundo Lohanna, uma das inspirações para a PEC foi a fala do conselheiro Gilberto Diniz em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que destacou que o tribunal tem 60% de servidoras mulheres. Embora este seja o cenário, ressalta a parlamentar: “nenhuma delas é conselheira, tivemos apenas uma conselheira”.

Projetos de lítio

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), recebeu, ontem, a CEO da mineradora Sigma Lithium, Ana Cabral-Gardner, para debater os projetos de extração de lítio na Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O mineral, que é uma das matérias-primas para a produção de baterias, teve a primeira remessa exportada para a China na semana passada. “O Ministério de Minas e Energia está elaborando um programa multisetorial e específico para a região, aproveitando as oportunidades do mineral na transição energética e para o desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para a população”, declarou Silveira.

Privatizações

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu, ontem, a privatização de estatais, durante um evento da Fiemg, em Belo Horizonte. “A solução é nós termos isso na mão de quem não enfrenta obstáculos e de quem tem recursos para investir. Não é o estado que tem recursos. O estado é burocrático, precisa fazer a licitação para tudo, a obra demora, fica mais cara, quando não é bem-feita a Justiça que vai resolver… então é na mão privada que vamos ter desenvolvimento”, disse Zema.

Fuad tem novo vice-líder

O vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira (foto) (PDT), que assumiu em fevereiro como suplente da deputada federal Duda Salabert (PDT), foi escolhido como vice-líder do prefeito Fuad Noman (PSD) na Câmara Municipal (CMBH). “Eu me senti muito honrado com o convite, quero agradecer ao prefeito Fuad, também ao nosso líder Bruno Miranda (PDT), pela confiança. O nosso mandato tem seis meses e esse convite, neste momento, me honra muito. É um desafio muito grande e espero que na Casa eu possa ajudar na articulação, para que a cidade possa ganhar cada vez mais”, declarou o parlamentar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Neymar, elenco do Santos se reapresenta para a temporada; veja

O Santos FC, junto da comissão técnica, se reapresentou na sexta-feira, 2 de janeiro, iniciando a pré-temporada de 2026. Os jogadores voltaram ao...

PMs são investigados por agredir suspeito e exigir senha de celular

Dois policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem em Candido Motta, interior de São...

De saída do Atlético-MG, Guilherme Arana se despede do clube; confira

Meta descrição: Guilherme Arana se despede do Atlético-MG em 2 de janeiro, com rumores sobre o futuro. Relembre a passagem do jogador, números...