Lula homenageia Bernadete Pacífico em discurso na Angola

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou em sessão solene da Assembleia Nacional de Angola, em Luanda, nesta sexta-feira (25/8), e usou da ocasião para prestar homenagens à líder Quilombola, Bernadete Pacífico, assassinada na última semana dentro do seu terreiro na Bahia.
“Aproveito esta sessão solene, na Assembleia Nacional de Angola, para prestar minha homenagem à grande Bernadete Pacífico, líder quilombola que atuou corajosamente pela defesa de sua comunidade na Bahia. Bernadete foi vítima da intolerância dos que querem calar os mais vulneráveis”, disse Lula.
A religiosa foi morta a tiros na noite do dia 17. Segundo o Ministério da Igualdade Racial, o seu terreiro havia sido invadido por dois criminosos com capacetes que ainda fizeram familiares de reféns antes de cometer o assassinato.
O Ministério dos Direitos Humanos acompanha de perto as investigações sobre o assassinato. O ministro Silvio Almeida determinou o envio de equipes da pasta até o município de Simões Filho (BA).
Bernadete chegou a denunciar as violências sofridas pelas comunidades tradicionais, em encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em julho. A magistrada lamentou o assassinato.

“É absolutamente estarrecedor que os quilombolas, cujos antepassados lutaram com todas as forças e perderam as vidas para fugir da escravidão, ainda hoje vivam em situação de extrema vulnerabilidade em suas terras”, disse em nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula deixa camarote e acompanha desfile direto da avenida no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente em atividade carnavalesca no Rio de Janeiro, acompanhando de perto a passagem da escola...

Após sete anos, líder na 1ª fase do Paulista não joga Série A nacional

Novorizontino dominou a primeira fase do Campeonato Paulista ao liderar a classificação entre seis clubes da Série A nacional. A campanha do time...

Em Belo Horizonte, Bloco da Anistia mistura carnaval com política, defende Bolsonaro e canta “vai devagar Xandão”

Meta descrição: Bloco da Anistia, em Belo Horizonte, mistura carnaval e protesto político contra a prisão de Bolsonaro, com apresentações de Boca Nervosa,...