TAGS

Força-tarefa quer zerar arquivo de cerca de 700 mil processos em 21 Varas Judiciais da Bahia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai instituir força-tarefa para zerar o arquivo processual de 21 Varas Judiciais no estado. Em ato publicado nesta terça-feira (5) a Corte autorizou a ação que visa o saneamento do acervo de aproximadamente 700 mil processos em Varas localizadas nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Salvador, . 

 

Segundo o TJ-BA, a decisão vem após inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça em maio de 2022, quando o tribunal foi formalmente intimado no bojo do pedido de providência para dar cumprimento às determinações constantes no relatório de inspeção, entre elas a elaboração de plano de ação para saneamento integral de unidades judiciárias. 

 

As Varas monitoras concentram cerca de 62 mil processos incluídos na Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o equivalente a cerca de 12% do indicador de todo o primeiro grau do poder judiciário baiano. De acordo com o TJ-BA, a Secretaria Virtual, órgão vinculado à Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau, apontou não possuir estrutura necessária para alcançar resultados efetivos diante do volume de processos.

 

A Meta 2 se refere à atuação dos tribunais para identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31 de dezembro de 2005. O objetivo, conforme o CNJ, é assegurar o direito constitucional à “razoável duração do processo judicial”, o fortalecimento da democracia, além de eliminar os estoques de processos responsáveis pelas altas taxas de congestionamento.

 

A força-tarefa será composta de dois grupos de trabalho, compostos por servidores e magistrados: Grupo de Trabalho Estratégico, com foco na atividade de planejamento, gerenciamento e monitoramento; e Grupo de Trabalho Operacional, direcionado à efetiva execução dos atos judiciais. O prazo para entrega do relatório final, estabelecido pelo ato normativo, é 30 de janeiro de 2024.

 

Veja a lista das Varas que serão alvo da força-tarefa:

 

2º Cartório Integrado de Salvador, abarcando todas as Varas dele integrantes

2ª Vara de Família de Salvador

1ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

3ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

4ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

9ª Vara da Fazenda Pública de Salvador

1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Salvador

2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Salvador

1ª Vara das Relações de Consumo de Salvador

4ª Vara das Relações de Consumo de Salvador

11ª Vara das Relações de Consumo de Salvador

12ª Vara das Relações de Consumo de Salvador

13ª Vara das Relações de Consumo de Salvador

1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Acidente de Trabalho de Barreiras

2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Acidente de Trabalho de Barreiras

4ª Vara dos feitos Relativos as Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Feira de Santana

1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Feira de Santana

1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Lauro de Freitas

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Estudantes do interior baiano desenvolvem creme dental a partir de plantas da caatinga

Alunos de um colégio estadual de Candiba, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, desenvolvem um creme dental orgânico à base da casca de juazeiro, árvore comum na caatinga, e folhas de hortelã. Késia dos Santos, Marina Alves e Osvaldino de Souza estudam no Colégio Estadual Antônio Batista e são orientados pelo professor William Oliveira.   A

Zó afirma que seu nome segue no páreo em Juazeiro e dispara: “Eu quero que Roberto Carlos me apoie”

O tabuleiro eleitoral em Juazeiro, quinto maior município da Bahia, segue disputadíssimo nas eleições deste ano. Pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, três peças estão em evidência: os deputados estaduais Zó (PCdoB), Roberto Carlos (PV) e o ex-prefeito Isaac Carvalho (PT), que colocou seu nome na disputa mesmo após desgastes

Homem é morto com 21 golpes de faca no Extremo Oeste baiano

Um homem foi encontrado morto com 21 perfurações de faca em Luís Eduardo Magalhães no Extremo Oeste baiano. A vítima, ainda não identificada, foi localizada em uma quadra de futebol no bairro Jardim das Oliveiras. Até o início da manhã desta segunda-feira (27) não havia informações sobre a autoria nem a motivação do homicídio. O