Brasil vai conceder visto temporário e de residência a moradores de países da CPLP

Publicado:

O Brasil estabeleceu regras para conceder vistos temporários e de residência para moradores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O anúncio foi feito, nesta terça-feira (5), em uma portaria publicada pelo o Ministério da Justiça. 

 

A concessão dos vistos faz parte de um acordo assinado pelos países que integram a CPLP, feito em julho de 2021. Os vistos a esses países terão um período inicial de dois anos. Os moradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissal, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste podem ganhar esse tipo de visto do Brasil. Já os brasileiros podem solicitar também documentos semelhantes em Portugal. 

 

Já no caso do Brasil, o Governo federal determinou que vai conceder vistos temporários de até dois anos para professores, pesquisadores, estudantes de intercâmbio, técnicos altamente qualificados, empresários e agentes culturais (artistas e atletas). 

 

O documento deve ser solicitado nas Embaixadas ou Consulados-Gerais no próprio Brasil ou no país de origem dos interessados.

 

A autorização para residência poderá ser concedida a estrangeiros que já estão no Brasil, independentemente da condição migratória. O visto deverá ser solicitado em uma unidade da Polícia Federal.

 

Já o migrante que quer receber o visto de residência no Brasil não pode ter registros criminais e terá de comprovar meios de subsistência.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto a tiros em via pública de Itabela

Um homem identificado como Robson Pinheiro Santos, de 31 anos, foi assassinado a tiros na Rua do Queimado, entre os bairros Ubirajara Brito...

Relatório da PF mostra mensagem entre militares e envio de montagem de Alexandre de Moraes com cabeça de pênis

Um relatório da Polícia Federal revelou planos de um golpe de estado com o objetivo de impedir a posse do presidente Lula. O...

Com mudança da presidência em 2025, Podemos se reorganiza para próxima eleição e aguarda possível retorno de Bacelar

Após a eleição municipal de 2024, o Podemos na Bahia passará por mudanças em sua estrutura partidária. Atualmente liderado pelo deputado federal Raimundo...