Morre Jayme Figura, ícone soteropolitano da “máscara de ferro”

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O famoso artista plástico Jayme Figura faleceu, neste domingo (26), em Salvador, aos 64 anos. Ele já era considerado ícone, pois andava pelas ruas do centro histórico com sua armadura e a máscara de ferro.

 

A morte de Jayme foi confirmada pelo também artista plástico Leonel Mattos, em seu Instagram. O amigo não deu mais informações sobre a causa da morte.

 

Segundo o G1, Jayme teria passado mal há três dias. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberado. Neste domingo, ele teria voltado a passar mal, mas desta vez não resistiu e morreu. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do artista.

 

Nascido na cidade de Cruz das Almas, Jayme veio para Salvador aos cinco anos com a família. Agora, Jayme deixou as ruas e estava trabalhando com o artista plástico Leonel Mattos em um ateliê. Os dois trabalhavam juntos há cerca de cinco meses para uma exposição em 2024 em São Paulo. 

 

O “Sarcófago” de Jayme Figura, seu ateliê, ficavam numa casa localizada na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O imóvel tem um formato labiríntico, um espaço de imersão criado pelo artista onde ficam esculturas de ferro, gesso, cimento, madeira, além de pinturas em acrílica sobre telas, panos decorativos, e artes em computação gráfica.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Leonel mattos (@leonelmattos_obras)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mais de 80% das crianças que aguardam por adoção na Bahia tem seis anos ou mais; saiba como se inscrever

Das mais de 220 crianças e adolescentes que aguardam para serem adotados na Bahia, cerca de 190 deles, ou seja, 86%, têm mais de seis anos de idade e fazem parte do grupo da chamada "adoção tardia". Do total de 1.333 pessoas inscritas como pretendentes à adoção no estado, apenas 18,45%  indicou que adotaria crianças

Justiça determina que outdoor do prefeito de Bom Jesus da Lapa seja retirado por propaganda antecipada

O Ministério Público Eleitoral, através da Justiça Eleitoral, determinou, nesta quinta-feira (23), que o atual prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PT), retire de circulação as propagandas produzidas por ele, após denúncia de Propaganda Eleitoral Antecipada.    O juiz Moisés Argones Martins definiu que "No caso em tela, além do meio proscrito, a

“Quadrilha da tornozeleira eletrônica” desatirculada em operação movimentava armas e drogas em Salvador

Seis integrantes de uma facção desarticulada pela Operação Hégira, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), usavam tornozeleira eletrônica. Eles foram capturados na quarta-feira (22), em Salvador. Colocados em liberdade por ordens da Justiça, os integrantes de uma facção continuavam repassando drogas e armas