Dino deve deixar ao menos 3 indicações de “presente” para Lewandowski

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

De saída do Ministério da Justiça, Flávio Dino deve deixar de “presente” para Ricardo Lewandowski o direito de fazer três indicações para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

O colegiado, que é responsável por elaborar, por exemplo, a minuta do tradicional decreto de indulto natalino, tem atualmente pelo menos três vagas abertas de membros suplentes que não foram definidas por Dino.

O ministro fez suas últimas nomeações para o CNPCP no início de dezembro de 2023, um pouco depois de ter seu nome indicado pelo presidente Lula para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o Senado aprovar sua indicaçãopara a Corte, Dino disse a aliados que deve deixar as vagas de suplência em aberto para seu sucessor no Ministério da Justiça indicar.

Ao todo, o CNPCP tem treze titulares e igual número de suplentes, todos designados pelo ministro da Justiça. Os membros costumam ser profissionais da área jurídica, professores e representantes da sociedade civil.

A função do conselho, além de elaborar o indulto natalino, é propor ao ministro da Justiça políticas de Estado no âmbito criminal e penitenciário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Teixeira: Peritos capacitam policiais sobre novas regras para preservação de provas criminais no extremo sul

Teixeira de Freitas sediou, na última segunda-feira, um curso sobre a cadeia de custódia de vestígios, reunindo policiais civis, militares e peritos. A...

Instalação de placa marca reconhecimento público do “Cemitério dos Africanos” em Salvador

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) participou, na manhã da segunda-feira (26), da instalação da placa que marca o reconhecimento público do...

Ex-Bayern de munique cobra ação da Fifa diante de denúncias de repressão a profissionais do futebol no Irã

O ex-meio-campista Ali Karimi, um dos nomes mais conhecidos do futebol iraniano, recorreu à Fifa nesta semana para cobrar uma manifestação oficial sobre...