Humanos transmitem mais vírus aos animais que o contrário, diz estudo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Existem dezenas de doenças que saltaram de outros animais, especialmente mamíferos, para começar a infectar humanos. A Covid-19, a gripe aviária e até a aids são condições que apareceram nos últimos 50 anos em pessoas após circular entre bichos.

Um estudo publicado na Nature nessa segunda-feira (25/3), entretanto, mostrou que o caminho contrário de infecções é muito mais poderoso. Os humanos transmitem ainda mais doenças para os animais do que anteriormente se imaginava.

Muitos dos vírus que geram epidemias em animais selvagens saltaram de hospedeiros humanos. A pesquisa rastreou o caminho biológico de 32 famílias de vírus que representam mais de 2 mil doenças que afetam múltiplas espécies.

Doenças de humano Os cientistas identificaram que 599 espécies de vírus estavam em humanos e em outros animais (21% do total pesquisado), mas em 64% dos casos, pela análise de DNA viral feita, eles saltaram de humanos para animais e não o contrário: foram 383 amostras de vírus desse tipo.

Embora o vírus causador da Covid-19 tenha sido transmitido aos humanos por morcegos, fomos nós que levamos a doença para a maioria das espécies. Os humanos transmitiram o coronavírus para 132 tipos de animais. A gripe também foi passada por nós para ao menos 37 espécies.

Vírus transmitidos por humanos afetaram cães e gatos domésticos, cavalos, porcos, gado, aves de criação, primatas selvagens e até ratos. Quanto mais selvagens os animais, mais eles pareciam suscetíveis a ser infectados pelas nossas doenças.

Relação entre vírus que saltaram de humanos para animais Gripe aviária como ameaça futura Em entrevista à agência Reuters, o biólogo e analista de dados François Balloux, um dos líderes do estudo, apontou que o vírus que parece trazer mais preocupações por seus saltos atualmente é o H5N1, da gripe aviária.

“Ele circulava em aves selvagens, mas tem se disseminado em outras espécies com recentes saltos de hospedeiros até para mamíferos e humanos. As espécies não têm imunidade pré-existente à nova doença, por isso ela pode circular de forma preocupante em humanos”, indicou Balloux.

Mais de 1,5 mil leões-marinhos morreram em praias do Chile por gripe aviária em 2023 Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pai que cobrou dívida de drogas é indiciado pela morte do filho no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou o pai do garoto de 9 anos morto após ser baleado em Ceilândia, na noite de sábado (11/5), pela homicídio do próprio filho. Além dele, outros três homens também responderão pelo crime. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a confusão que resultou no óbito da

Suspeito de roubar pizzaria em Salvador é preso em Itapuã

Um homem foi preso em flagrante na noite de sábado (11) por policiais militares do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPeo) na região de Itapuã após um assalto a uma pizzaria na Av. Dorival Caymmi.   Os agentes realizavam ações de motopatrulhamento pela região quando foram acionados por populares para averiguar uma denúncia

Meghan confessa o verdadeiro motivo que a levou se casar com Harry

Quando fazem aparições públicas, o príncipe Harry e Meghan Markle refutam com gestos carinhosos os boatos de que estão prestes a se divorciar. Em visita à Nigéria, na África, o casal esteve em uma escola na capital Abuja, nessa sexta-feira (10/5). Em determinado momento, a duquesa de Sussex revelou o verdadeiro motivo de se casado