Brasil tem média de um carro furtado ou roubado a cada 90 segundos; Bahia é quarto estado com mais roubos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa realizada por uma plataforma do Ministério da Justiça apontou que, em média, a cada 90 segundos um carro foi roubado ou furtado no Brasil em 2023. Ainda de acordo com o levantamento, a Bahia é o quarto estado com a maior média de roubos no ano. Os números preocupam o Ministério, que elaborou planos que objetivam atenuar a situação.

 

De acordo com reportagem do Portal Band, a pesquisa, realizada pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), afirma que em 2023 o total foi de 353 mil veículos roubados ou furtados no Brasil, o que resulta em uma média de 40 carros furtados por hora.

 

Em 2024, os quatro primeiros meses do ano apresentaram uma queda de 32% em relação ao mesmo período no ano anterior. Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 82,2 mil ocorrências do tipo, uma média de 679 furtos ou roubos a cada dia.

 

A redução, no entanto, não é suficiente para atender às metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O órgão estipulou uma meta de que a taxa de furtos seja de 140 ocorrências para 100 mil veículos, e que a taxa de roubo seja de 150 ocorrências para cada 100 mil veículos até 2030.

 

Em 2023, a taxa de roubos já está abaixo da meta, com 111,56 ocorrências para cada 100 mil veículos, sendo a Bahia o quarto estado com a maior média, com 244,36 roubos a cada 100 mil veículos. A taxa de furtos, por sua vez, está na faixa de 184,41 casos para cada 100 mil veículos, o que significa que seria necessária uma redução de 24% para que a pasta atenda a meta estipulada para 2030.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fundador da Reag comprou ações do BRB por meio de fundo administrado pelo Master

O fundador da Reag, João Carlos Mansur, comprou ações do Banco de Brasília (BRB) por meio do fundo Celeno, administrado pela Master Corretora....

EUA anunciam retirada de 700 agentes federais de imigração em Minnesota após tensão em Minneapolis

O "czar" da imigração dos Estados Unidos, Tom Homan, anunciou nesta quarta-feira (4) a retirada de 700 agentes federais destacados em Minnesota, como...

Celular de professor espancado e morto em parada do DF será periciado

Caso do professor morto em Sobradinho: perícia no celular e confissão do suspeito O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) determinou que seja...