Câmara aprova medidas para ampliação da proteção às mulheres

Publicado:

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22/5), emendas do Senado Federal ao projeto que destina recursos federais remetidos à segurança pública e aos direitos humanos para elaboração de um plano para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O texto foi enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A matéria é de autoria da deputada federal licenciada Leandre (PV-PR) e teve a relatoria da Delegada Katarina (PSD-SE). Pelo texto, o plano deverá ter metas para os próximos 10 anos e com atualização bianual para monitoramento dos resultados das atividades.

A proposta também prevê que as unidades da federação deverão criar uma rede estadual para enfrentar a violência contra mulher e atendimento às vítimas. Essas ações poderão contar com entes públicos da área da saúde, justiça, educação e direitos humanos.

O texto determina ainda que os planos de enfrentamento a violência doméstica implementem diversas iniciativas, como disciplinas específicas de combate aos ataques contra mulher em cursos das instituições policiais.

A matéria prevê também a comunicação entre o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) e o Registro Unificado de Dados e Informações sobre violência contra as mulheres.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem diz que lucra com o tráfico para sustentar filho em presídio

Um homem foi preso na noite de sábado, 23 de agosto, no bairro Canaã, em Arapiraca, Alagoas. Ele foi flagrado com...

Morre aos 93 anos cartunista Jaguar, um dos fundadores do icônico jornal O Pasquim

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, faleceu neste domingo (24) aos 93 anos,...

Morre o cartunista Jaguar, um dos fundadores do Pasquim, aos 93 anos

Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, faleceu aos 93 anos neste domingo, 24 de agosto....