Lewandowski é cobrado por cargo na Europa a delegado do caso Moraes

Publicado:

A oposição na Câmara resolveu cobrar explicações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre a nomeação do delegado da Polícia Federal Thiago Severo de Rezende para um cargo na Europa.

A nomeação causou polêmica por envolver o delegado responsável por mudar o entendimento da PF e indiciar três pessoas por ofensas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e familiares no aeroporto de Roma em 2023.

Na quinta-feira (5/6), o deputado bolsonarista Coronel Meira (PL-PE) protocolou um requerimento questionando os critérios da nomeação de Rezende para um cargo na Europol (Agência da União Europeia para Cooperação Policial).

No requerimento, o parlamentar questiona Lewandowski se há relação da indicação do delegado para o cargo na Europol com a investigação sobre a suposta agressão ao ministro Alexandre de Moraes no aeroporto.

“Causa estranheza, portanto, o recuo da PF com relação ao indiciamento dias após a designação de Thiago Rezende para ocupar cargo na Europol, em Haia”, afirma o parlamentar.

Como mostrou a coluna, Rezende foi designado para o posto em 16 de maio. Dias depois, o delegado mudou o entendimento da própria PF e decidiu indiciar os três suspeitos de ofender Moraes e o filho do ministro em Roma.

Ofensas contra Moraes Por decisão de Rezende, a PF decidiu indiciar o empresário Roberto Mantovani, a mulher dele, Renata Munarão, e o genro do casal, Alex Zanatta, pelo episódio com supostas ofensas a Moraes no aeroporto de Roma, em julho de 2023.

Em fevereiro de 2024, o então delegado do caso, Hiroshi Sakaki, tinha concluído que houve “injúria real” contra o filho de Moraes, mas não indiciou ninguém com base em instrução da PF que proíbe indiciamento em caso de crimes de menor potencial ofensivo.

O novo delegado do caso, por sua vez, indiciou suspeitos pelo crime de calúnia por acusações de que Moraes “fraudou” as eleições de 2022, com o agravante de ter sido cometida contra funcionário público.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem baleado dentro de carro em frente a supermercado em Piatã morre no HGE

Na tarde desta quinta-feira, uma tragédia abalou a comunidade de Piatã, em Salvador. César Cavalcante Santana, um homem de 50 anos, perdeu a...

Homem abandona cadelas na rua e mente para a ex dizendo que doou pets

Um homem de 47 anos foi indiciado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) após abandonar suas duas cadelas, Chiara...

Moraes aciona AGU para acompanhar processo de extradição de Carla Zambelli na Itália

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para que a entidade acompanhe a extradição...