Mais de 1.400 baianos participam do módulo de acolhimento do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os médicos baianos que participam do renomado programa Mais Médicos, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), foram acolhidos nesta quarta-feira (17) pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. O encontro marcou a abertura do Módulo de Acolhimento e Avaliação do programa, realizado no auditório da Sesab, no CAB. O evento incluiu painéis, palestras, anúncios de novidades e de vagas previstas no novo edital.

Em Salvador, 1.466 médicos participaram do acolhimento, sendo 145 presencialmente (de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e os demais de forma online, em 355 municípios. Esses novos profissionais agora se unem aos 21 mil médicos que já atuam pelo programa em todo o país.

O governador expressou sua gratidão aos médicos pela dedicação em fortalecer a atenção básica e o cuidado com as famílias em diversas comunidades. Ele ressaltou o compromisso em investir na saúde das pessoas e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o caráter integrador do programa envolvendo Município, Estado, União e universidades.

Os profissionais já estão em atividade em 355 municípios baianos, o que representa uma cobertura de 86% das localidades atendidas, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde. A secretária da Saúde, Roberta Santana, enfatizou a importância do momento de acolhimento para integrar os médicos às comunidades e definir estratégias para atuação em locais de vulnerabilidade social.

Herbert de Souza Carvalho, de 36 anos, formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2020, é um dos médicos que atuam no programa, especificamente na Unidade de Saúde da Família (USF) Bate Coração, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele compartilhou sua experiência de ingresso no Mais Médicos durante a pandemia.

“Me formei na época para poder ajudar durante a pandemia, quando a demanda por médicos era alta. Após esse período, decidi voltar ao programa para trabalhar na Atenção Básica”, explicou o médico.

Herbert destacou que a formação humanística da Faculdade de Medicina foi um dos motivos que o levaram a escolher o Mais Médicos. Ele sempre se viu atuando na Saúde da Família e considerou a iniciativa do programa como uma oportunidade de atender as unidades de Saúde da Família de forma mais estruturada.

O encontro também contou com a participação virtual do secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Felipe Proença, e do coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Francisco Assis.


The Ministry of Education.

 

NEW NOTICE

Focused on expanding the program and its maintenance, the Ministry of Health has released a new notice with 3,100 new openings, with 246 allocated for Bahia to serve 138 municipalities. The novelty of this selection process is the inclusion of quotas for people with disabilities (9%) and 20% for ethnic-racial groups (Blacks, Quilombolas, and Indigenous), a commitment to inclusion and equity.

Currently, 49.42% of Black or Brown individuals are already working in the program. It is expected that strengthening Primary Care will reach a coverage of 90% in Bahia after this notice, which can be accessed through the following link: http://maismedicos.gov.br/editais-abertos-anteriores.

 

MORE DOCTORS

The More Doctors Program (PMM) is part of a broad effort by the Federal Government, with the support of states and municipalities, to improve care for SUS users. In addition to bringing doctors to regions where there is a scarcity or absence of these professionals, the program foresees the reorganization of new undergraduate and medical residency positions to enhance the training of these professionals.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Osvaldo tem renovação regularizada no BID e pode jogar contra o Porto

Meta description: Renovação de Osvaldo com o Vitória está regularizada e vai até 15 de junho, com planos da diretoria de incorporá-lo à...

Casal é preso acusado de dopar e estuprar adolescente de 14 anos em Lafaiete Coutinho

Em uma operação conjunta deflagrada nas primeiras horas desta sexta-feira (16), a Polícia Civil da Bahia prendeu preventivamente um homem e uma mulher,...

Suspeito de estuprar enteada é preso pela Polícia Civil em Barra do Choça

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Barra do Choça, no sudoeste baiano, cumpriu na última quinta-feira (15) um...