A União Europeia fez o anúncio de uma doação de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia, durante a quarta reunião com o Brasil, realizada na cidade do Rio de Janeiro. Esse valor, correspondente a R$ 120 milhões, será direcionado para a preservação do ambiente amazônico. De acordo com informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela gestão do fundo, há atualmente R$ 3,9 bilhões disponíveis para 114 projetos que visam a preservação, restauração de áreas desmatadas e o combate a incêndios florestais.
O acordo foi formalizado durante a assinatura realizada pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pela comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen. Mercadante destacou a importância dessa contribuição, evidenciando o respaldo dos 27 países membros da União Europeia às ações de preservação realizadas pelo Brasil na região amazônica.
O presidente do BNDES também ressaltou a relevância da preservação para a população ribeirinha e os povos indígenas da Amazônia. Jutta Urpilainen enfatizou que a doação irá auxiliar o governo brasileiro na luta contra o desmatamento na região. Durante o evento, Mercadante anunciou as negociações em andamento entre o Brasil e o Banco Europeu de Investimentos para obtenção de um financiamento de 300 milhões de euros. Esse investimento será direcionado para a transição energética, economia verde e digitalização do país. Vale ressaltar que o empréstimo, garantido pelo Tesouro Nacional Brasileiro, ainda necessita de autorização por parte do Senado Federal.
Artigo escrito por Luisa Cardoso
Comentários Facebook