Sudef participa de debate sobre educação bilíngue para pessoas surdas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), participou do ‘I Seminário em línguas de sinais do campus II da Uneb: Confluências interseccionais entre os estudos surdos, raça e gênero’ e do ‘IX Seminário da Aesos: Narrativas (Auto)Biográficas Surdas’. Realizadas na sede da Associação Educacional Sons do Silêncio – (Aesos), em Salvador, nesta quarta (18).

As atividades integram a agenda do ‘Setembro Verde’, campanha estadual alusiva ao mês de luta da pessoa com deficiência. O evento acontece no Campus II da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), até sexta-feira (20).

São esperados cerca de 350 participantes no seminário, que dialoga também sobre a parceria da Aesos com a Uneb, que visa a implementação do curso de Letras com ênfase em Libras (Língua Brasileira de Sinais), no campus de Alagoinhas. Na parceria, a Aesos disponibiliza o Centro Educacional Sons do Silêncio como laboratório para os alunos do curso.

O superintendente dos direitos da pessoa com deficiência, Alexandre Baroni, destacou a relevância do seminário para dialogar sobre a educação de pessoas surdas. “Estamos em mais uma atividade proposta pelo Setembro Verde e aqui, na Aesos, dialogamos com a comunidade sobre a educação bilíngue, que é uma discussão complexa, mas que precisa ser feita, uma vez que há o desejo e interesse da comunidade para efetivação da Libras em todos os espaços.

Garantir esses espaços e maior acesso aos direitos das pessoas com deficiência é um compromisso da SJDH”, destacou.

“Este seminário reflete nosso compromisso contínuo com a defesa da educação bilíngue para pessoas surdas no Estado e celebra as vozes e experiências que têm contribuído para transformar a realidade educacional dessas pessoas. Ao longo desses nove anos, realizamos diversos debates e diálogos sobre temas relevantes à educação de surdos no Estado”, ressaltou a diretora da Aesos, Márcia Lemos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-030; colisão frontal ocorreu em trecho de Palmas de Monte Alto

Uma mulher de 49 anos morreu após um acidente envolvendo dois automóveis na BR-030, em Palmas de Monte Alto, neste sábado, dia 31,...

Dois são presos por tráfico de drogas durante festa do Bonfim em Mata de São João

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (30), em Mata de São João, na Região Metropolitana...

Complexidade de macrodrenagem na Cidade Baixa exige soluções diferenciadas e leva TCU a questionar obra

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que a obra de micro e macrodrenagem realizada pelo Governo do Estado na...