Salvador terá Cejusc especializado no ramo imobiliário; compromisso foi firmado entre TJ-BA, Fecomércio e Secovi

Publicado:

Termo de Compromisso de Cooperação Técnica assinado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio) e o Sindicato da Habitação (Secovi-BA) vai resultar na implantação de um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) especializado no ramo imobiliário, em Salvador. 

O documento foi assinado durante a abertura da 2ª Semana Estadual de Conciliação e da 19ª Semana Nacional de Conciliação, realizada nesta terça-feira (29) no auditório Desembargadora Olny Silva, situado na sede do tribunal, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

INTERNA A 29 10 2024 XIX Semana Nacional da Conciliacao 101

AS SEMANAS 

Realizadas com o objetivo de incentivar a resolução consensual de conflitos, as semanas acontecem de 29 de outubro a 1º de novembro (estadual) e de 4 a 8 de novembro (nacional). “A consciência sobre a responsabilidade de conciliar é de todos”, frisou a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. 

“Com os métodos autocompositivos, ganha o Judiciário, porque desafoga a justiça, e as partes, uma vez que resolvem os problemas de uma forma muito mais rápida”, afirmou. 

A 19ª edição da Semana Nacional de Conciliação, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como tema “É tempo de Conciliar”. Durante a sua realização, as unidades judiciárias concentram esforços para resolver a maior quantidade possível de conflitos judiciais por meio da conciliação, forma mais célere e menos burocrática para assegurar os direitos das partes. 

“O nível de litigiosidade ainda é muito alto. Então, todo esse processo de reflexão a respeito dos métodos adequados de solução dos conflitos é essencial para a sociedade mudar seu paradigma e ver que, às vezes, é melhor um acordo”, analisou a desembargadora Marielza Brandão, que supervisiona o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ-BA.   

CAPA 29 10 2024 XIX Semana Nacional da Conciliacao 5.

PREMIAÇÃO

Os presentes ainda prestigiaram os ganhadores do Prêmio Movimento pela Conciliação, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar os esforços empreendidos para fortalecer a cultura de pacificação social.   

O prêmio é dividido em três categorias:   

  • Empresas Parceiras da Justiça: destaca as empresas que mais solicitaram audiências de conciliação, evidenciando seu comprometimento com a resolução pacífica de conflitos e sua contribuição para a eficiência do sistema judiciário. 

  • CEJUSCs em Ação: homenageia os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSCs) que se destacaram em diversas subcategorias, tanto na capital quanto no interior do estado.

  • Unidades Judiciárias em Ação: reconhece as Varas Judiciais que se destacaram na realização de audiências de conciliação.  

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forças de Segurança da Bahia deflagram operação contra facção criminosa com envolvimento em tráficos de drogas e homicídios

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia, em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Federal, além da Força Integrada de Combate ao...

Três são presos após roubo de carro e sequestro em Camaçari; vítima pulou de veículo em movimento

Três homens foram detidos pelo 12º Batalhão da Polícia Militar após um roubo de veículo seguido de sequestro em Camaçari, na Região Metropolitana...

Jerônimo chega a 21 solicitações e envia novo pedido de empréstimo de R$ 300 milhões na AL-BA

O governador Jerônimo Rodrigues, do PT, apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que autoriza o Estado a contratar...