O animal estava boiando na tarde deste domingo (18), na Praia do Grauçá, na Barra de Caravelas, depois de ter encalhado na região de Pontal do Sul.
Essa foi a quinta morte registrada no litoral baiano e a 72a encontrada morta na temporada de reprodução em todo o Brasil. n
As baleias jubartes vêm para a costa brasileira na temporada de reprodução, entre os meses de maio e novembro.
Animal foi o quinto encontrado morto na temporada 2021
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, o número de baleias encalhadas neste início de temporada de reprodução já supera todas as ocorrências de 2020 – quando houve um registro de 70 animais mortos – e há uma crescente no número de animais encalhados.
Segundo o instituto, a maioria das baleias é juvenil, em busca de alimento. Por isso, a tendência é de que elas não sigam além do arquipélago de Abrolhos, mas permaneçam nessa região durante toda a temporada.
O coordenador do Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, disse que a maior razão dos acidentes é a atividade pesqueira no sul do Brasil. No entanto, mesmo com o aumento do número de casos, é possível enxergar um lado positivo: o aumento da população das baleias.
Caravelas e Guaratinga estão entre os 54 municípios da Bahia contemplados pelo governo federal com Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). A entrega foi feita nesta...
Facebook Comments