Alckmin, Lewandowski, Pacheco: Lula busca nome para assumir Ministério da Defesa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lula e ministros

Com a possível saída do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está buscando um substituto para assumir o Ministério. Diversos nomes de peso em Brasília estão sendo cotados para a pasta estratégica, devido à sua relação com as forças armadas.

Os principais nomes mencionados como possíveis substitutos são o do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do Ministro da Justiça e ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, e do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula procura um perfil conciliador semelhante ao de Monteiro para ocupar o cargo.

Ricardo Lewandowski desponta como um forte candidato devido ao seu histórico de diálogo e habilidade diplomática. Lula cogita transferi-lo para a Defesa e colocar Pacheco no Ministério da Justiça, visto como um aliado estratégico para 2026. Existe também a possibilidade de Pacheco assumir a Defesa e Lewandowski permanecer na pasta da Justiça.

Geraldo Alckmin também é um dos cotados, graças à sua habilidade de comunicação e perfil conciliador. No entanto, há preocupações sobre sua exposição em uma pasta marcada por embates recentes. Fontes próximas a Alckmin afirmam que ele está satisfeito com o trabalho atual e não tem interesse na Defesa.

Alckmin também é responsável pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, considerado estratégico pela proximidade com o setor produtivo. Analistas afirmam que a vontade de manter Alckmin nesse cargo pode influenciar a decisão de Lula.

A definição do novo ministro da Defesa é aguardada com expectativa em Brasília, devido aos desafios da pasta e à importância que Lula atribui a manter uma boa relação com as Forças Armadas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Denúncias contra Julio Iglesias é arquivada por “falta de jurisdição” na Espanha

O Ministério Público espanhol decidiu arquivar as denúncias por crimes sexuais e tráfico de pessoas contra o cantor Julio Iglesias, nesta sexta-feira (23)....

Robinson Almeida projeta crescimento do PT e aposta em 11 cadeiras na AL-BA em 2026

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) comentou, nesta sexta-feira (23), sobre as expectativas do Partido dos Trabalhadores para a composição da Assembleia Legislativa da...

Homem é preso por vender remédios sem procedência em farmácia do DF

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (22/01) por comercialização irregular de medicamentos controlados e anabolizantes em uma farmácia...