Diretor de documentário sobre o sistema carcerário teve viagem à Europa paga pelo PCC

Publicado:

O diretor do documentário “O Grito”, Rodrigo Giannetto, teria viajado à Europa com passagens compradas por um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), envolvido com o assassinado do empresário e delator Vinícius Gritzbach, no ano passado. O documentário fala sobre o sistema prisional brasileiro e contém depoimentos de familiares dos chefes do PCC e do Comando Vermelho (CV). 

Segundo investigação da Polícia Civil de São Paulo, Kauê do Amaral Coelho, apontado como o “olheiro” do PCC no assassinato de Gritzbach, teria comprado as passagens usadas por Gianneto de São Paulo para Palermo, na Itália, e Londres, no Reino Unido, em uma agência de viagens em Jundiaí. 

Ao jornal Estadão, o cineasta negou envolvimento com o PCC e informou não conhecer Kauê. A Netflix, onde o filme está disponível, afirmou não ter se envolvido com a produção do documentário e só teria comprado os direitos de exibição da obra. O documentário foi idealizado pela agência K2, que trabalha com o rapper Oruam, filho de Marcinho VP. 

Conforme o jornal, as informações sobre a viagem do diretor foram obtidas durante a operação ‘Fake Scream’, deflagrada pela PC-SP e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). A operação mirou a ligação entre o PCC e a ONG ‘Pacto Social & Carcerário de S.P’. 

Giannetto informou que a ideia de viajar para o festival na Itália surgiu durante uma exibição do documentário. Uma pessoa sugeriu que procurasse uma agência de viagens em Jundiaí e, ao contatar a empresa, o cineasta teria sido informado de que as passagens já estavam pagas. 

Kauê, responsável pela compra, teria se reunido com os líderes da ONG Pacto Social & Carcerário de S.P, Geraldo Sales e Luciene Neves, três vezes em 2024. As investigações da PC indicam que os líderes da ONG integravam o PCC com “atuação transnacional”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem é internado no interior baiano com suspeita de intoxicação por metanol após beber em festa

Um jovem de 24 anos está internado na UPA 24h de Jacobina, na Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi...

Advocacia baiana define nesta quinta-feira lista sêxtupla para vaga no TRT-BA; veja como votar

Os advogados e advogadas da Bahia terão a oportunidade de participar, nesta quinta-feira (9), de um processo eleitoral importante para a composição do...

IF Baiano suspende aulas em Guanambi para desinfecção após 11 casos de Covid-19

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) decidiu suspender as aulas em seu campus de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, após confirmação de 11...