Apuração no Equador aponta para 2º turno entre Noboa e González

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Noboa e González se Encaminham para 2º Turno nas Eleições no Equador

Os resultados da apuração eleitoral no Equador indicam que o país se dirige para um segundo turno, com os principais candidatos sendo o atual presidente Daniel Noboa (ADN) e a advogada Luisa González (RC), representante do espectro político da esquerda.

De acordo com informações divulgadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no último domingo (9/2), o candidato de 37 anos está à frente com 45,2% dos votos apurados. Por sua vez, González, ligada ao ex-presidente de esquerda Rafael Correa, aparece com 43,3% dos votos até o momento. Cerca de 52% das urnas já foram processadas. Além deles, outros 14 postulantes seguem na disputa.

GettyImages 1736704700
Imagem: Gustavo Valiente/Europa Press via Getty Images

Esta não é a primeira vez que Noboa e González se destacam como os principais concorrentes na corrida presidencial equatoriana. Em 2023, eles também foram os mais votados nas eleições extraordinárias que ocorreram após o presidente Guilherme Lasso dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter pelo menos 40% dos votos válidos e uma diferença de mais de dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Caso contrário, o segundo turno será realizado em abril.

Segundo o CNE, a participação nas eleições atingiu 83,4% do eleitorado equatoriano. O desfecho final dessas eleições promete impactar significativamente os rumos políticos do país. Acompanhe de perto as próximas etapas desta importante jornada eleitoral no Equador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stepan Nercessian fala sobre o Natal e a força do Retiro dos Artistas

Retiro dos Artistas: Natal, cultura e desafios para 2026 No Natal, o Retiro dos Artistas ganha novo significado sob a liderança de Stepan Nercessian,...

Dia de Natal tem onda de calor e temperaturas até 40ºC; saiba onde

A quinta-feira de Natal (25/12) será de calor intenso para várias regiões do país. Segundo o Inmet, os estados...