Livro que conta histórias de plágio e falsas acusações na música brasileira será lançado em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Dia Mundial do Livro, um lançamento especial está agendado em Salvador. A Edufba apresentará o livro ‘Você diz que o meu samba é plágio: histórias de plágio (ou não) na música popular brasileira’, escrito pelos advogados, músicos e compositores Rodrigo Moraes e Juca Novaes, em comemoração também ao Dia do Direito de Autor.

A obra aborda casos verídicos e falsas acusações de plágio na história da MPB de 1929 a 2024.

O lançamento do livro será marcado por um evento na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia no dia 23 de abril, às 17h. O evento contará com uma mesa redonda com os autores, juntamente com os compositores baianos Alfredo Moura, Gerônimo Santana, Manno Góes, Marcelo Timbó, Paquito e Tatau.

“Este é um livro singular. Fala com imensa autoridade sobre um dilema que pode arruinar reputações artísticas, sentenciar músicas à desgraça e nos privar do deleite de ouvir algo que admiramos. Juca Novaes e Rodrigo Moraes não são apenas especialistas em Direito Autoral, são também músicos e compositores – entendem de partituras. Eles não são enganados por ninguém!”, avalia o jornalista Ruy Castro.

O livro reúne análises de obras jurídicas, decisões judiciais, biografias de compositores brasileiros, coberturas jornalísticas e obras que narram a história da música popular brasileira.

O evento faz parte das comemorações da Faculdade de Direito da UFBA, que completa 134 anos em 15 de abril, sendo a terceira faculdade de Direito mais antiga do Brasil.

Rodrigo Moraes ressalta que, apesar de abordar questões legais, o livro visa alcançar artistas, compositores, músicos, editores, produtores fonográficos, empresários, jornalistas e amantes da música de forma geral. Por isso, os autores optaram por uma linguagem acessível.

“Buscamos evitar o ‘juridiquês’, linguagem do direito que muitas vezes afasta o público do tema”, explica Moraes.

“O livro apresenta muitas informações e histórias fascinantes sobre o tema. Altamente recomendado para qualquer pessoa interessada em direitos autorais e nas belas histórias de nossa música”, comenta Roberto Frejat, cantor e compositor da banda Barão Vermelho.

SERVIÇO – Lançamento do livro: “Você diz que o meu samba é plágio: histórias de plágio (ou não) na música popular brasileira” (Edufba)
Quando: 23 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: Das 17h às 21h
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Rua da Paz, s/n, Graça)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caçamba desgovernada atinge seis carros e lojas na Getúlio Vargas; condutor é autuado por embriaguez ao volante

Teixeira de Freitas registrou hoje um acidente envolvendo um motorista embriagado que provocou uma série de colisões no centro da cidade por volta...

DPU recomenda ao INSS suspensão imediata de descontos após contestação de beneficiários

DPU recomenda ao INSS a criação de um mecanismo para suspender automaticamente descontos em benefícios previdenciários quando aposentados e pensionistas contestarem cobranças, sem...

Polícia Civil prende contadora por golpe de R$ 1,5 milhão em Feira de Santana

Operação Arizona, realizada pela Polícia Civil, desarticulou nesta segunda-feira um esquema milionário de estelionato envolvendo a venda fraudulenta de uma fazenda no interior...