Mutirão para emissão de documentação civil gratuita inicia na segunda-feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Entre 12 e 16 de maio, acontece a 3ª Semana Nacional de Registro Civil – “Registre-se!”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para combater o sub-registro e facilitar o acesso à documentação básica para a população vulnerável. Comarcas de entrância final, como Salvador, Jequié e Ilhéus, receberão ações especiais, além de mais 22 comarcas vinculadas à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).

O início dos trabalhos será marcado pela presença do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank, em um ponto de atendimento do CadÚnico, no bairro do Comércio em Salvador, na segunda-feira (12), a partir das 7h.

Esta edição prioriza a população indígena, pessoas em situação de rua, aquelas em cumprimento de medidas de segurança, em instituições psiquiátricas, e a população carcerária, incluindo egressos do cárcere. A iniciativa também é aberta à população hipossuficiente, conforme o Decreto nº 7.053/2009.

Para atualizar a documentação civil, os interessados devem levar qualquer documento que comprove os dados de registro, como carteira de identidade ou certidão de nascimento.

De acordo com o TJ-BA, apenas a própria pessoa pode solicitar a segunda via gratuita de certidões de nascimento ou casamento, assim como o representante legal de menor de idade. Outros casos, incluindo pedidos de certidão de óbito, serão encaminhados ao Ministério Público ou à Defensoria Pública e não estão incluídos na campanha.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso com drogas após tentar fugir e atirar contra policial no Nova Teixeira

Teixeira de Freitas registrou mais um caso de droga desbaratado pela Polícia Militar. Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante por...

Turista presa por injúria racial em hotel de Porto Seguro é liberada após audiência de custódia

Uma turista de 28 anos, natural de São Paulo, foi liberada após ser presa em flagrante suspeita de injúria racial em Porto Seguro,...

Alvo de decisões de Dino, fim dos supersalários está parado no Senado

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a pressionar o Congresso para aprovar uma lei que defina quais verbas indenizatórias...