O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou a criação de uma Política Nacional de Cabos Submarinos para expandir a infraestrutura digital no Brasil. A iniciativa visa incentivar a instalação de novas rotas em regiões carentes de conectividade, especialmente no Norte e Sul do país, que atualmente não possuem pontos de ancoragem.
Frederico enfatiza a necessidade de políticas que atendam as diversas realidades locais: “O Brasil precisa de políticas públicas que chegam aonde as pessoas vivem, com respeito a cada território e soluções pragmáticas. Nossa missão é conectar comunidades isoladas e expandir infovias, permitindo o avanço de saúde, educação e cidadania.”
A expectativa é que essa medida transforme a infraestrutura digital nacional, aumentando a capacidade, velocidade e segurança da internet, além de garantir maior equilíbrio regional no acesso às redes internacionais de dados.
Para ouvir a sociedade e o setor de telecomunicações, o Ministério das Comunicações lançou uma consulta pública na plataforma Participa Mais Brasil. A Política Nacional de Cabos Submarinos deve ser oficialmente lançada até o fim do ano, após análise das contribuições.
Esse é um passo significativo para a inclusão digital no país. O que você acha dessas iniciativas? Compartilhe sua opinião!
Facebook Comments