Motta diz que vai pautar urgência em projetos sobre fraudes no INSS

Publicado:

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que pautará, na próxima semana, a urgência de projetos de lei para combater fraudes no INSS. Sua declaração foi feita nas redes sociais na noite de sexta-feira (16/5).

“Vamos analisar e votar tudo que possa compor um Pacote Antifraude, que é um tema urgente para milhões de brasileiros e para a Câmara”, destacou Motta em seu post.


Farra revelada

O escândalo no INSS foi exposto pelo Metrópoles em reportagens desde dezembro de 2023. Em março, foi revelado que a arrecadação das associações com descontos de aposentados aumentou para R$ 2 bilhões em um ano, apesar de milhares de processos por fraude nas filiações.

As matérias do Metrópoles resultaram em inquérito pela Polícia Federal e contribuíram para investigações da CGU. A Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, levou à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Mais de 1,3 milhão solicitaram reembolso

O INSS informou, na tarde de 16/5, que aposentados e pensionistas podem consultar e solicitar reembolso de descontos indevidos. Desde quarta (14/5), 1.345.817 beneficiários já pediram ressarcimento de valores descontados irregularmente.

A maior parte dos acessos foi feita pelo aplicativo ou site Meu INSS (92,4% do total), enquanto apenas 7,6% utilizaram a Central 135 para consulta. Mais de 5,9 milhões de pessoas acessaram o recurso até o momento.

Atualmente, 41 entidades estão sendo contestadas e têm 15 dias úteis para apresentar comprovações ou realizar o pagamento dos valores devidos, corrigidos pela inflação.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Denúncia anônima leva PM a prender suspeito com arma de uso restrito em Teixeira de Freitas

Uma denúncia anônima se tornou um ponto de virada em Teixeira de Freitas, resultando na prisão de um homem armado na noite de...

Moraes retira sigilo de decisão que autorizou operação da PF contra Bolsonaro e determinou uso de tornozeleira

Na última sexta-feira, 18 de agosto, uma decisão significativa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou uma operação da...

Torcedor colombiano é preso por injúria racial contra Caio Paulista, do Atlético-MG

A Polícia Nacional da Colômbia prendeu um torcedor que cometeu injúria racial contra Caio Paulista, lateral do Atlético-MG, durante a partida contra o...