Israel x Irã: veja vídeos dos ataques com mísseis e drones

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Recentes vídeos impressionantes nas redes sociais revelam o último capítulo da escalada militar entre Israel e Irã. As imagens capturam tanto os bombardeios de Israel em solo iraniano quanto a retaliação fulminante do Irã, que respondeu com mísseis balísticos em direção ao território israelense.

Na noite de quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram uma série de alvos estratégicos, atingindo locais cruciais do programa nuclear iraniano, incluindo a usina de Natanz, um dos principais centros de enriquecimento de urânio do país. Também foi atacado um aeroporto militar na cidade de Tabriz, reforçando a narrativa de Israel de que suas operações visam neutralizar uma “ameaça iminente”, ligada ao crescimento do potencial bélico do Irã.

Veja os Ataques de Israel ao Irã:

Em uma declaração contundente, a Embaixada de Israel no Brasil classificou o Irã como uma “ameaça existencial”, acusando-o de ser o “principal patrocinador do terrorismo global”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não deixou dúvidas ao afirmar que seu governo está comprometido em impedir que o Irã desenvolva armas de destruição em massa.

A ofensiva israelense também contou com a utilização de drones, operados pelo Mossad, que atuaram primeiramente visando desmantelar as defesas aéreas iranianas. A TV estatal do Irã confirmou a morte de figuras-chave do setor militar e científico do país, como o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Mohammad Bagheri. Dois renomados cientistas nucleares estavam entre os mortos.

Em retaliação, recém-confirmada pela mídia estatal iraniana, os mísseis balísticos foram lançados contra alvos militares em Israel, com foco em bases aéreas e centros militares. As FDI ativaram seu sistema de defesa aérea para conter o ataque, enquanto o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, emitiu ameaças contundentes, afirmando que “Israel enfrentará um destino amargo”. O governo iraniano declarou que tanto Israel quanto os Estados Unidos irão enfrentar as consequências de suas ações.

Veja os Ataques do Irã a Israel:

A possibilidade de uma retaliação iraniana já era esperada após os recentes bombardeios. Em um pronunciamento, Khamenei enfatizou a necessidade de uma “resposta firme” ao ataque israelense, afirmando: “Hoje, precisamos dar uma resposta firme à entidade sionista maligna [Israel], desprezível e terrorista”. Em adição, embora drones iranianos já tenham sido lançados anteriormente, não causaram grandes danos.

Essa escalada de hostilidades entre Israel e Irã não é um evento isolado, mas sim mais um episódio em uma longa rivalidade que remonta à Revolução Islâmica de 1979. Desde aquele momento, as relações foram rompidas e ambos os países se enfrentam indirectamente, apoiando grupos armados como Hezbollah e Hamas.

Com a guerra em Gaza e recentes trocas de ataques entre os dois países, o cenário somente se agrava, alimentando um ciclo de violência que parece interminável. E você, qual a sua opinião sobre essa crescente tensão? Comente abaixo e compartilhe seus pensamentos!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar apreende maconha e LSD no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, Bahia – a Polícia Militar apreendeu maconha e LSD durante patrulhamento no bairro Castelinho, neste domingo (25), por volta das...

Integrantes de torcida organizada do Vitória são presos com arma e explosivos em Pituaçu

Dois torcedores do Vitória, ligados à torcida organizada Imbatíveis, foram presos em flagrante na tarde deste domingo (25) nas proximidades do estádio de...

Veja imagens de UTI que embasam investigação sobre técnicos de enfermagem presos no DF

Três técnicos de enfermagem são presos no DF após mortes de pacientes na UTI do Hospital Anchieta Imagens divulgadas em primeira mão pelo Metrópoles...