Inflação desacelera em junho, mas acumula alta de 5,35% em 12 meses e ultrapassa teto da meta

Publicado:

A inflação no Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma leve desaceleração em junho, marcando alta de 0,24%. Embora tenha sido um resultado ligeiramente inferior ao de maio (0,26%), o acumulado em 12 meses atinge 5,35%, superando o teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5% (com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual).

Diante desse cenário, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, planeja enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicando os motivos para o descumprimento da meta de inflação e as estratégias para lidar com a alta dos preços. Um dos principais fatores que impactaram o resultado de junho foi o reajuste da energia elétrica residencial, que subiu 2,96%, contribuindo com 0,12 ponto percentual para o IPCA do mês.

Os ajustes na tarifa energética foram provocados pela bandeira tarifária vermelha patamar 1, que aumenta a cobrança em R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. No semestre, a energia elétrica acumula alta de 6,93%, refletindo a volatilidade do setor ao longo do ano, que incluiu quedas e aumentos dramáticos influenciados por decisões tarifárias e condições climáticas.

Outro aspecto relevante da inflação foi o grupo Alimentação e Bebidas, que registrou uma queda de 0,18% em junho, marcando o primeiro recuo em nove meses. Essa redução foi influenciada principalmente pelos preços do ovo de galinha, arroz e frutas. Apesar do recuo, este grupo permanece como um dos maiores responsáveis pela pressão inflacionária nos últimos 12 meses.

Como você vê as medidas necessárias para manter a inflação sob controle? O que mais poderia ser feito para amenizar a situação? Compartilhe suas opiniões e vamos debater sobre este tema crucial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Lula pediu suspensão de tarifa de 40% a Trump enquanto negocia’, afirma Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que atua como um dos principais articuladores do governo para acabar com a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros,...

Oito em cada dez brasileiros devem comprar presentes para o Dia das Crianças, aponta pesquisa

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, promete movimentar o varejo brasileiro. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a...

Academia em São Paulo aposta em treinos com hora marcada para evitar superlotação

Um novo modelo de academia está chamando atenção em São Paulo, oferecendo uma alternativa às salas de musculação lotadas. A rede Silva Gym,...